fbpx

Pilar mental em quadra: para trabalhar emoções e sentimentos

Pilar mental em quadra: para trabalhar emoções e sentimentos

19 de novembro de 2024 Esportes de raquetes 0
Pilar mental em quadra para trabalhar emoções e sentimentos

Por muito tempo, deixamos de lado nossas emoções e sentimentos. A sociedade como um todo acabou focando no lado mais racional e objetivo. Não adianta: somos seres racionais, mas também emocionais. Por isso, trabalhamos o pilar mental em quadra!

Especialmente, no momento atual, com a utilização constante de telas, sabemos que as questões mentais podem ser bastante desafiadoras de equilibrar. 

E claro, acreditamos que os esportes e o Estilo de Vida Esportivo são seus aliados nesse processo. Bora entender mais sobre o assunto?

Por que trabalhar o pilar mental em quadra?

Quando falamos em esporte, logo pensamos em condicionamento físico, habilidades técnicas, táticas de jogo e performance. No entanto, existe um aspecto essencial que faz toda a diferença para o desenvolvimento completo de alunos e atletas: o pilar mental.

Assim, acontece que desde pequenos, somos incentivados a desenvolver habilidades cognitivas e a focar em resultados, deixando as emoções e sentimentos em segundo plano. 

Mas, como falamos, nossas emoções desempenham um papel fundamental em nosso comportamento, decisões e interações.

Períodos de isolamento, solidão, de mudanças rápidas e de exposição constante às telas causam um aumento nos desafios relacionados à saúde mental.

Nesse cenário, as crianças e adolescentes, em particular, passaram por momentos difíceis de adaptação. Além disso, muitos adultos também sentiram os efeitos de um estilo de vida mais sedentário e de uma rotina mais estressante.

Sendo assim, aqui entra a importância de um Estilo de Vida Esportivo! Na nossa Escola, trabalhamos para proporcionar não apenas o aprendizado técnico dos esportes de raquetes, mas também para desenvolver as habilidades mentais e emocionais dos nossos alunos. 

E claro que cada jogo, golpe, atividade e aprendizado pode aprimorar o pilar mental e se expandir para além das quadras. Antes de continuarmos, vale fazer uma distinção importante a partir da neurociência e dos estudos de Carla Tieppo*:

  • A emoção é considerada uma resposta corporal aos estímulos do ambiente, é um tipo de resposta que pode possuir relevância emocional. As respostas emocionais são respostas físicas que acontecem no corpo (por exemplo, aceleração dos batimentos cardíacos);
  • O sentimento, por sua vez, é entendido como uma experiência mental que cada um tem sobre o que  se passa no seu corpo. Então, é uma maneira de interpretar a resposta emocional, uma atribuição de sentido que se dá a determinada emoção.

Interessante, né? Por isso, precisamos olhar para emoções e sentimentos e buscar entendê-los.

A transformação proporcionada pelos esportes de raquetes na saúde mental

As atividades proporcionadas pelos esportes de raquetes são incríveis para a mente, pois exigem concentração, estratégia, atitude e controle emocional.

Além disso, são modalidades que desafiam o praticante a se adaptar rapidamente às mudanças, a lidar com a pressão e a enfrentar frustrações com mentalidade positiva e postura de resiliência. 

Essas são habilidades que transcendem as quadras e se aplicam à vida como um todo! Quem nunca se viu em uma situação de muita pressão no trabalho? Ou não conseguia se concentrar nos estudos? Ou ainda, não soube lidar com uma frustração diante das relações pessoais?

Sim, quando começamos a nos dar conta, percebemos que há diversas situações, complexidades e reações emocionais nas diferentes esferas da nossas vivências. 

Agora, vamos ver na prática alguns benefícios dos esportes de raquetes para desenvolver emoções e sentimentos!

Benefícios e relações dos esportes de raquetes com emoções e sentimentos

Em um jogo, especialmente durante momentos decisivos, é essencial manter a calma e a concentração. Assim, aprender a gerenciar as emoções durante a prática esportiva ajuda a desenvolver resiliência e autocontrole.

Outro ponto fundamental, está relacionado à superação de desafios e ao alcance de metas, mesmo que pequenas. Essa consistência ajuda a aumentar a confiança e a autoestima dos praticantes. 

E claro que não podemos deixar de mencionar que a prática regular de esportes libera endorfina. Ou seja, esse neurotransmissor promove a sensação de bem-estar e felicidade, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade. Incrível, né?

Por fim, dizemos que adotar um Estilo de Vida Esportivo significa abraçar uma mentalidade de crescimento contínuo e equilíbrio entre corpo e mente. 

Portanto, não se limita ao tempo passado nas quadras, mas envolve também escolhas diárias que promovem a saúde mental. Saiba mais sobre nossas aulas e o lifestyle esportivo pelo Instagram. 

* Tieppo, Carla. Uma viagem pelo cérebro: a via rápida para entender a neurociência. São Paulo: Conectomus, 2019.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *