Pilares do Método Fernanda Ens de Esportes de Raquetes

12 de maio de 2021 Fernanda Ens 0
Método-Fernanda-Ens-de-Esportes-de-Raquetes-1

Desde que iniciei minha atuação como professora, busquei um método que resultasse em uma aprendizagem completa. Bem como, que pudesse ser ensinado aos professores do meu Time. Sendo assim, sempre procuramos proporcionar mais do que aulas: transformamos experiências na quadra em resultados para toda vida. Diante disso, entendo que a arte de ensinar e de aprender, especialmente nos Esportes de Raquetes, faz toda diferença para o dia a dia de cada um. Por isso, nosso objetivo é promover o estilo de vida com mais saúde e aprendizado através do Estilo de vida Esportivo aos nossos alunos.

Após minhas experiências profissionais e acadêmicas, pude conceituar e colocar em prática o Método Fernanda Ens de Esportes de Raquetes, que possui seus próprios pilares para transformar a vida de cada aluno. Vem comigo entender um pouco sobre cada um deles? É só continuar a leitura!

Conheça os pilares do Método Fernanda Ens de Esportes de Raquetes: técnico, tático e físico

O Método de ensino Fernanda Ens possui como base 5 pilares: técnico, tático, mental, físico e social. Por meio das aulas, buscamos desenvolver cada um de forma integrada, promovendo a aprendizagem global dos alunos dentro e fora da quadra. Além disso, também temos aulas mais focadas no aprimoramento particularizado do pilar a ser trabalhado.

Primeiro, vou explicar sobre o ensino técnico, que envolve como você irá executar tecnicamente os gestos motores de cada golpe, de forma a aprender cada fase de execução e como devem ser aplicados durante os jogos. Nessa etapa, os treinos são muito rigorosos e analíticos e demandam muito controle e percepção sensorial do aluno. Além disso, junto com esse pilar está o desenvolvimento físico, elevando a intensidade dos treinos e auxiliando o aluno na melhora das suas capacidades físico-motoras.

Outro pilar fundamental é o tático, afinal é aqui que o aluno descobre com quais ferramentas ele poderá tomar suas decisões e assim melhorar de forma inteligente o seu jogo. Dessa forma, o aluno é colocado em situações de diversas experiências na quadra, onde através de um modo “pensante” irá identificar quais serão as melhores opções para determinadas situações que será colocado em uma partida. E aqui, também desenvolvemos as habilidades e capacidades físicas do jogador, para desempenhar de forma mais confortável as suas jogadas.

O pilar físico desempenha um papel muito importante em nossas aulas, pois além de jogar bem o aluno deve saber se movimentar em quadra, ter boas competências físicas, habilidades coordenativas, ganho de performance e conhecimento do seu corpo. Assim, é possível aprimorar sua ação em quadra e isso possui reflexos na sua rotina, como mais disposição e saúde. Agora, vamos conhecer os outros dois pilares do Método Fernanda Ens Esportes de Raquetes?

Método-Fernanda-Ens-de-Esportes-de-Raquetes-2

Conheça o pilar mental: gestão das emoções

O quarto pilar que vou apresentar é o mental: esse ajuda a manter o foco e trabalhar pensamentos positivos e com determinação. Por isso, é possível melhorar a memória e a gestão das emoções, aumentando o bom humor e progresso na concentração e foco. Dessa maneira, com esse pilar bem desenvolvido, o aluno tem maiores chances de encarar as adversidades na quadra e resolver os seus problemas, dentro e fora da quadra. 

Então, eu diria que esse pilar é essencial para qualquer área das nossas vidas e que através do meu método podemos te ajudar a lidar com sua postura como jogador. Bem como, te auxiliamos a manter a tranquilidade mental, a energia positiva em quadra e o estado de alegria e inspiração. Assim, fortalecendo questões como coragem, persistência e superação. Também, consolidamos sua recuperação mental e tomada de decisão assertiva, como muitas outras situações que trazemos para a experiência do nosso aluno. Inclusive, já desenvolvi um conteúdo sobre a união do físico e do mental para qualidade de vida, pode conferir aqui.

Pilar social, interação e sociabilidade

Já o pilar social, está ligado com a sociabilidade que os Esportes de Raquetes fomentam. Além disso, as trocas e formação de vínculos são estimuladas. Logo, durante nossas aulas são criadas situações para a interação entre os alunos, desafios e jogos dirigidos. Assim, as relações são fortalecidas e nossos alunos podem ser parceiros de jogos além das quadras. Nesse sentido, em todas as aulas acontecem jogos, pois acreditamos que aprendemos quando interagimos uns com os outros. Ademais, outra questão associada a esse pilar é a nossa preocupação em ensinar sobre os valores no esporte, compreendendo seu o papel essencial na vida social de cada um.

Por fim, digo novamente: todas as aulas do Método Fernanda Ens Esportes de Raquetes têm como fundamentação os 5 pilares que apresentei. Logo, todos eles estão integrados de forma pedagógica e lógica, que ajudam nossos alunos na sua formação como esportistas e como pessoas que buscam ser melhor a cada batida, jogada e empenho nas quadras. Curtiu saber mais sobre o Método Fernanda Ens Esportes de Raquetes? Me conta o que achou aqui nos comentários! E se quiser mais conteúdos, também estou no Instagram. Até mais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *