União do físico e mental: saúde e bem-estar

19 de novembro de 2020 Esportes de raquetes 2
união-do-físico-e-mental1

Hoje, vim conversar sobre um assunto que está sendo bastante discutido, em vista do entendimento que a união do corpo e mente faz parte do ser humano e afeta sua qualidade de vida. Além disso, o cuidado e a transformação da consciência fazem parte desse processo e podem ser desenvolvidos através dos esportes e atividades físicas. Bora entender a importância da união do físico e mental e como os esportes de raquetes podem auxiliar nisso?

Físico e mental: saúde e bem-estar

A Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “o completo bem-estar físico, mental e social, e não só a ausência de doenças”. Ou seja, a saúde requer ir além da prevenção de doenças e envolve cuidarmos de diversas questões no nosso dia a dia. Sendo assim, é necessário enxergarmos o nosso corpo como um conjunto: a mente está interligada com o físico! Dessa forma, indo ao contrário do que foi construído culturalmente. Logo, esse tipo de pensamento dificulta a mudança de comportamentos e a prática de hábitos mais saudáveis.

Dessa forma, ainda segundo a OMS, a saúde física pode ser entendida como o pleno funcionamento do organismo, das suas condições gerais e a ausência de doenças. Assim como, está relacionada ao vigor físico, ao corpo nutrido e ativo. Já a saúde mental é mais difícil de ser definida, em vista de ser subjetiva e se referir à percepção de cada indivíduo. Mas pode ser entendida como o equilíbrio entre emoções e sentimentos, a partir dos desafios, mudanças e da integração social.

Importância do treino para saúde física e mental

Agora que já entendemos um pouco como funciona a saúde física e mental, chegou o momento de falarmos dos treinos e atividades físicas. Assim, durante um treinamento, tanto o físico como o mental devem ser trabalhados para potencializar os resultados e o desempenho. Por isso, ambientes e atividades que promovam o desenvolvimento da união do físico e mental de forma concomitante promovem o aumento da qualidade de vida dos seus praticantes.

Dessa maneira, os exercícios físicos são fundamentais para manter o bom funcionamento do organismo, a coordenação motora e o vigor dos músculos e articulações. Além disso, melhora a capacidade cognitiva, reduzindo os níveis de ansiedade e estresse, assim como fornecendo mais energia para o cotidiano. Por outro lado, os esportes também são aliados no desenvolvimento emocional e mental, por meio da melhora da memória, do controle de emoções frente às adversidades, aumento do bom humor e progresso na concentração.

União do físico e mental nos esportes de raquetes

Os esportes de raquetes possuem muitos benefícios, como já abordamos por aqui. Assim, Tênis, Beach Tennis, Cardio Tênis e Pádel são estilos completos que vem ganhando destaque por movimentarem todo o corpo, sendo fontes de longevidade. Portanto, a coordenação motora e o condicionamento físico são bastante desenvolvidos na prática dos esportes de raquetes, principalmente por serem dinâmicos. 

Em relação ao mental, os esportes de raquetes também não ficam para trás: ajudam na capacidade de planejamento e na tomada de decisões. Assim como, fomentam a concentração e o foco, em vista das jogadas rápidas e das estratégias envolvidas em cada ponto. Assim, o universo dos esportes de raquetes e o estilo de vida esportivo melhoram a confiança, positividade, autoestima, ou seja, as condições de bem-estar mental e emocional como um todo.

união-do-físico-e-mental2

Estilo de Ensino Fernanda Ens: pilares físico e mental

Diante disso, apresentamos o Estilo de Ensino Fernanda Ens Esportes de Raquetes que tem como base 5 pilares: técnico, tático, físico, mental e social. Por meio das aulas, o Time Fernanda Ens busca desenvolver e aprimorar cada um deles de forma integrada, tanto dentro como fora da quadra. Para nós, o pilar físico busca o desempenho, performance, conhecimento do seu corpo e de suas capacidades e habilidades motoras. Já o mental, te ajuda a desenvolver o foco, trabalhar pensamentos, entender sentimentos positivos e negativos para gerar bons resultados com determinação e consciência.

Assim, ao perceber a importância do conhecimento da integralidade do físico e mental, seu desempenho na quadra e fora dela atingem patamares mais elevados e sua performance na vida está sempre em evolução. Agora que você já sabe a relevância da união do físico e mental, me conta: deu vontade de praticar esportes de raquetes? O Time Fernanda Ens está te esperando para uma aula experimental! E se quiser saber mais sobre esse universo, pode me acompanhar pelo Instagram. Até a próxima!

 

2 comentários

  1. Karin Marguita ens disse:

    Maravilha praticar o tênis na Escola de Raquetes Fernanda Ens. Ensino focado no desenvolvimento de qualidade de saúde do nosso corpo e mente É tudo o que eu mais prezo. Parabéns e obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *