O que aprendemos sobre tênis com Nadal?
Rafael Nadal Parera, ou simplesmente Nadal, é um dos tenistas mais reconhecidos do mundo. O espanhol é citado junto a grandes nomes, como Roger Federer, Rod Laver, Novak Djokovic e Pete Sampras. Sendo o primeiro tenista masculino a conquistar 22 Grand Slams e o atual titular do recorde. Também, conquistou 102 títulos nível ATP, 91 dos quais foram em simples e 11 em duplas e atual 4° colocado do ranking mundial.
No conteúdo de hoje, irei abordar alguns aprendizados sobre tênis que Nadal nos ensinou ao longo da sua trajetória profissional. Então, se você é fã desse esporte ou está iniciando nesse universo, acompanhe a leitura!
Mas, por que o Grand Slams é tão importante?
Antes de tudo, vale ressaltar: nenhum jogador na história ganhou mais títulos individuais masculinos do Grand Slam do que Nadal. Entende o porquê de buscarmos inspiração nele? Já que são os quatro eventos anuais mais importantes do tênis. Através deles, é possível obter o maior número de pontos no ranking mundial, prêmios em dinheiro, atenção do público e da mídia.
Mas, como funciona o Grand Slam? O evento é formado por quatro torneios mais importantes do tênis mundial: Roland-Garros (Aberto da França), Wimbledon (Aberto da Inglaterra), US Open (Aberto dos EUA) e Australian Open (Aberto da Austrália). Também chamados de majors acontecem anualmente e utilizamos a nomenclatura Carrer Slam ao feito de ganhar os quatro em um único ano. Já o Golden Slam é o termo designado à vitória nas quatro competições mais importantes e das Olimpíadas no mesmo ano.
Agora, adivinha só? Somente oito homens e dez mulheres venceram Career Grand Slams em simples, sendo dois homens e cinco mulheres vencedores pelo menos duas vezes em simples. Desde o início da Era Aberta, cinco homens e seis mulheres conseguiram isso (Rod Laver, Andre Agassi, Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic; Margaret Court, Chris Evert, Martina Navratilova, Steffi Graf, Serena Williams e Maria Sharapova). E, como Nadal conseguiu tudo isso? Te conto!
Nadal e disciplina com amor
Toni Nadal, jogador amador e treinador na Espanha, contou ao BBC Sport (matéria completa aqui) que percebeu o talento especial quando lançou a primeira bola de tênis para seu sobrinho. Com apenas três anos, “ele foi em direção a ela. Não esperou que a bola chegasse”, disse Toni.
Também, completou afirmando que “normalmente, quando eu mandava uma bola para um garoto pequeno, ele ficava parado e esperava até a bola chegar. Mas meu sobrinho se moveu. Para mim, isso foi especial”. Entretanto, Nadal reconhece que somente o talento não basta!
Logo, qual é o segredo? O “Tio Toni” o ensinou a estratégia de disciplina com amor. Na visão dos dois, além da paixão pelo tênis, é necessário ser forte o suficiente para lidar com a intensidade desse trabalho, das disputas, competições, rotinas de treinos e decisões rápidas que vemos em quadra. Porém, não para por aí! Segue a leitura que te conto tudo.
É sobre estilo de vida e visão de mundo
Além disso, Nadal afirmou na entrevista que “Não consigo viver outro estilo de vida. Na minha opinião, você sempre tem que saber o seu lugar no mundo“. Percebe a relevância dessa afirmação?
Acredito, assim como o tenista, que para além de técnica e tática é essencial o Estilo de Vida Esportivo fazer parte da sua filosofia de vida. Por essa razão, criei o Método EVE: tenho plena certeza que essa é uma das mais impactantes experiências que você possa vivenciar durante a sua trajetória de autodesenvolvimento através do seu corpo físico.
Viver o Lifestyle Esportivo é uma forma de ver o mundo e reagir perante os acontecimentos no nosso dia a dia: dentro e fora das quadras. Ou seja, estou falando de valores que o esporte traz na bagagem e todos os benefícios que iremos adotar em nossas relações profissionais, afetivas e para nós mesmos.
Método EVE e Valores Esportivos
Através dos Valores Olímpicos, como responsabilidade, respeito, honestidade e, como Nadal reitera, a disciplina podemos potencializar quem somos e entender melhor onde queremos chegar. Assim, fortalecendo crenças positivas e potencialidades, bem como aprender e trabalhar seus pontos de fragilidade.
Por isso, um dos maiores ensinamentos de Nadal é justamente a busca por autoconhecimento e o desenvolvimento das nossas capacidades e habilidades através do nosso corpo físico. Você já tinha se dado conta disso? Desse modo, te convido a conferir meu ebook sobre o Método EVE e me permitir a contribuição em sua vida: faça o download aqui. Obrigada por ler esse conteúdo e até a próxima! 🙂
14 comentários
A disciplina é fundamental para ser um vencedor na vida, seja no campo esportivo, ou profissional e/ou familiar.
Perfeita colocação! A disciplina nos leva a patamares cada vez mais altos e assim alcançamos nossos sonhos em todas as áreas da vida.
Obrigada por sua contribuição aqui no blog!
FEns!
É impressionante como o tênis nos atrai, nos molda em vários aspectos, é um processo de hipnose fixa na trajetória de uma bolinha, enquanto este idilio, raquete e bola nos absorvem o mundo fora deste contexto torna-se inexistente. Acredito que Nadal foi iluminado quando sentiu tudo isto desde o primeiro momento da trajetória da bolinha! Senti isto quando iniciei a praticar tênis próximo à aposentadoria, aos 62 anos! Primeiro assistindo, depois resolvi ser auto-didata, acompanhando Nadal, Serena, Federer…não esquecendo de Maria Ester Bueno! Nadal tem no olhar à força do Foco que harmoniza força/deslocamento/visão de ângulo para finalizar seus golpes inéditos! Amo Nadal!
Ótimo.
Obrigada! Logo virão mais textos por aqui.
FEns
Sempre fui fã do Rafael Nadal. Sim temos grandes jogadores de tênis e chegando novos campeões. Muito interessante e útil está reportagem sobre Nadal.
Oi Olavo!
Realmente ele é uma inspiração para todos nós. E está sempre nos surpreendendo.
Obrigada por sua contribuição por aqui e que nosso tênis cresca cada vez mais com os novos campeões!
FEns
Oi Olavo!
Realmente ele é uma inspiração para todos nós. E está sempre nos surpreendendo.
Bem-vindo aqui no blog e que nosso tênis cresca cada vez mais!
FEns
Nadal é completo. Grande homem, grande campeão. Exemplo a ser seguido.
Nadal e um exemplo como esportista e como pessoa ele e Airton Senna são pessoas são exemplos
Rafa e um exemplo de de pessoa assim como Airton Senna
Airton é incomparável! Desculpe!
Ninguém está fazendo comparação, apenas dizendo que os dois são seres humanos maravilhosos.
O tennis é um esporte ótimo para todas as idades.
Respeite seus companheiros e sempre será convidado para bater uma bolinha.
Ah! Sempre treine um pouco no paredão 5′ direita, 5′ esquerda e 5′ saque!
Nasci em 20.1.38 e comecei em 1978, pena que não foi antes. Um abraço
Roberto Plínio Colacioppo