fbpx

Principais golpes do Tênis

Principais golpes do Tênis

22 de junho de 2022 Esportes de raquetes 0
golpes do Tênis1

O Tênis é um esporte com muitas táticas e técnicas! Para vencer uma partida é preciso dominar diferentes habilidades e, claro, golpes. Existem vários tipos e jogadas que podem ser utilizadas, melhorando a performance em quadra. Por isso, o conteúdo dessa vez é sobre os principais golpes do Tênis! Bora conhecer?

Os mais comuns: backhand, forehand e saque

O forehand é o golpe feito com a mão dominante do jogador, onde a palma da mão fica virada para frente ao segurar a raquete no momento do golpe. No jogador destro é a mão direita e no tenista canhoto é a mão esquerda. Dessa forma, o forehand também é chamado de golpe de direita. E para realizá-lo, costuma-se utilizar as empunhaduras do tipo eastern e a semi-western.

Já o backhand é chamado de esquerda e é realizado com as costas ou dorso da mão apontando para frente. Além disso, pode ser um golpe de uma mão ou duas. No destro é no lado esquerdo do corpo e no canhoto é do lado direito. Assim, a empunhadura ideal para o backhand de uma mão é a eastern de esquerda.

Então, esses golpes são os mais usados durante uma partida e costumam ser aprendidos primeiro. E para conhecer mais sobre as empunhaduras do Tênis, temos um conteúdo completo sobre o assunto aqui.

O saque é o principal golpe de uma partida de tênis, pois é através dele que o jogo começa. A empunhadura usada é a continental e a direção da bola é sempre na cruzada da quadra. Começando sempre pelo lado direito do sacador.

Slice, lob e smash

A tradução de slice em português é “fatiar”, logo esse golpe do Tênis é realizado com a raquete praticamente na horizontal, como se fosse um corte na bola. Assim, diminui a velocidade do jogo e faz a bola flutuar, sendo ótimo para quebrar o ritmo do adversário.

Já o lob ocorre quando o tenista joga a bola “alta” para encobrir o adversário do lado oposto. Enquanto a bola estiver no ar, é possível ganhar tempo para recuperar uma boa posição na quadra. Geralmente, é um dos golpes do Tênis de fundo de quadra e de defesa, mas pode ser usado de maneira ofensiva

E o smash é a melhor forma de reagir a um lob: o tenista golpeia a bola como uma cortada de vôlei. Assim, é realizado com bastante potência, reduzindo as condições do adversário de revidar. E tem mais golpes do Tênis? Sim! Confira os demais continuando a leitura.

Mais golpes do Tênis: voleio e drop shot

O voleio é um golpe comum nos jogos de dupla por ser utilizado quando o tenista está perto da rede. Dessa forma, ao realizá-lo, é preciso golpear a bola antes dela cair no chão, o que deixa o adversário com menos tempo de reação.

Por fim, o drop shot, também chamado de deixadinha, precisa ser camuflado, exigindo bastante habilidade do jogador. Ou seja, é necessário esconder até o último momento o movimento da bola curta. Novamente, o adversário fica com menos tempo de reação e não consegue alcançar a bola largada perto da rede.

E aí, curtiu saber mais sobre os golpes do Tênis? Que tal começar a praticar ou aprimorar as suas habilidades em quadra? O Time Fernanda Ens pode te ajudar! Com as nossas aulas você vai aprender a jogar, melhorar a performance e se divertir. Entre em contato por aqui e se quiser, pode nos acompanhar pelo Instagram. Te esperamos em quadra!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.