fbpx

Conheça as empunhaduras do Tênis

30 de setembro de 2021 Esportes de raquetes 0

Se você já pratica Tênis ou está pensando em começar no esporte, já deve ter ouvido falar nas empunhaduras, não é mesmo? Em síntese, as empunhaduras são as diferentes formas de segurar a raquete. Por que isso é importante? Bom, você precisa conhecer cada forma para potencializar os seus golpes e melhorar sua performance técnica.

Assim, colocar a bola em jogo de qualquer maneira ou do jeito mais fácil não é ideal, pois o golpe não será tão efetivo. Logo, as empunhaduras do Tênis ajudam a construir sua estratégia e tática em quadra, maximizando seu desempenho. Vamos conhecer cada uma delas?

Posições e tipos de empunhaduras

Primeiro, é importante dizer que as empunhaduras são realizadas com a mão dominante, ou seja, os destros seguram a raquete com a mão direita e canhotos com a mão esquerda. Dito isso, vamos olhar o cabo da raquete, pois ele é chanfrado (não é um círculo, mas um octógono) e é por meio dele que nos guiamos para entender as empunhaduras. Cada “lado” do octógono do cabo representa um tipo de empunhadura e são utilizados números (de um a oito) como referência, sendo o ponto um alinhado com a lateral do aro da raquete. Dessa maneira, conforme vamos torcendo ela (em sentido horário para os destros e em sentido anti horário para os canhotos), as empunhaduras vão se modificando. 

Agora sim, vamos falar de cada uma das empunhaduras do Tênis? Bora! A mais tradicional é a continental (ou grip continental): também é considerada neutra, pois o jogador segura a raquete de forma reta. Hoje, esse tipo é menos comum, em vista da evolução do esporte e por ter menor potência. Mas, pode ser utilizada em saques, voleios, smashs e slices.

Entenda outras empunhaduras do Tênis

A próxima empunhadura é a eastern de forehand, mas antes vou explicar o golpe forehand: é quando o jogador pega a raquete com a mão dominante, batendo na bola com a palma da mão para frente. Essa empunhadura é ideal para bater bolas mais retas e para fazer o efeito top spin. Além disso, é bastante comum em vista da facilidade de aprendizado e permite trocas rápidas de empunhaduras.

Já a semi-western de forehand permite um golpe com mais aceleração e é bastante utilizada por jogadores mais avançados e que gostam de imprimir mais velocidade na bola. Por isso, é indicada  para quem já tem mais experiência e jogo rápido. Ademais, é melhor para bolas de altura alta e média.

Ainda sobre o forehand, temos a empunhadura western, que se encaixa bem com bolas acima dos ombros e rápidas. Além disso, permite o máximo de top spin, mas é difícil de trocar empunhaduras rapidamente. Portanto, para jogadores que estão aprendendo a jogar tênis, essa não é a empunhadura mais indicada, pois requer mais habilidade para fazer a bola subir, segurando a raquete da seguinte forma.

Descubra mais empunhaduras do Tênis

Agora, vou falar sobre o backhand. Para esse golpe, o braço dominante cruza na frete do corpo, possibilitando virar o golpe para o lado não dominante do jogador. O dorso da mão dominante fica virado para frente. Existe duas formas de bater esse golpe: com duas mãos ou com uma mão. Vamos lá?

Para bater um backhand de duas mãos, a mão dominante deve ficar na empunhadura continental, como mostrei na primeira imagem. A outra mão se encaixa logo acima, segurando a raquete por trás, como mostra a foto a seguir. Assim é a forma mais fácil e rápida para quem esta aprendendo a jogar tênis, pois o golpe acontece bem próximo ao corpo e traz uma sensação de maior firmeza e estabilidade para o jogador, principalmente para os iniciantes.

Vamos falar sobre o backhand de uma mão? Também realizado com a mão dominante: usamos a mão não dominante apenas para a preparação do golpe. Já a execução da batida na bola é realizada com uma mão. Dessa forma, a empunhadura eastern de esquerda é a mais comum e simples de bater, sobretudo para quem quer aprender a bater com uma mão. Ademais, traz bastante controle de bola, ajuda no top spin e as batidas são bem realizadas na altura da cintura.

Para quem gosta de acelerar mais bola e possui maior controle, a empunhadura western de backhand é recomendada, ajudando a bater o top spin acima da linha da cintura. Sendo assim, jogadores mais avançados possuem mais facilidade com essa empunhadura.

Gostou de saber mais sobre as empunhaduras do Tênis? Importante destacar que cada jogador tem seu estilo de bater na bola, logo você deve buscar aprender qual empunhadura se encaixa melhor nos seus golpes. Se quiser aprimorar as suas empunhaduras, a Fernanda Ens Esportes de Raquete oferece uma aula especial de 30 min chamada Hard Training, onde trabalhamos com foco em objetivos específicos de cada aluno (entre em contato por aqui). E te convido a saber mais sobre o jogo de Tênis através das nossas dicas no Instagram.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *