fbpx

Autoconhecimento, empreendedorismo e negócios

20 de outubro de 2021 Fernanda Ens 0
Autoconhecimento, empreendedorismo e negócios

Sem pensar muito, me responde: você realmente se conhece? E mais do que isso, consegue compreender e colocar os seus limites, necessidades e expectativas? Essa tarefa não é nada fácil, sei muito bem disso! Mas, é um aspecto da vida que precisamos olhar com mais atenção. Ainda mais se você tem o seu próprio negócio e/ou lidera equipes e times. Isso mesmo! Hoje vamos falar sobre a importância do autoconhecimento no empreendedorismo. Vamos lá?

Autoconhecimento + empreendedorismo = vida mais saudável

Vou iniciar o conteúdo falando sobre algo que sempre abordo por aqui: o estilo de vida esportivo com mais saúde e bem-estar. Possivelmente, o termo esportivo te chamou mais atenção, pois não é o foco desse texto. Porém, é a forma como vejo o mundo e, dentro disso, também considero a saúde mental como qualidade de vida.

Há muitas formas de buscar o autoconhecimento. Você pode iniciar com leituras, reflexões, conversas e encontrar um profissional qualificado para isso. Somado a isso, os esportes te auxiliam nesse processo. Dessa forma, será capaz de identificar seus pontos fortes e aspectos a serem melhorados. 

Vou citar um exemplo que identifiquei ao longo da minha jornada de autoconhecimento para te ajudar a pensar sobre isso: em meio a tantas atividades no cotidiano e a pluralidade de pessoas que lidero, alunos e demais relações profissionais, aprendi a dizer não quando necessário e passar feedbacks positivos e negativos constantemente. Isso auxilia para construção de relações transparentes e na compreensão de quem realmente sou, qual o meu propósito e os meus valores. Assim, tive que me entender, perceber os meus gostos, o que me sobrecarrega e os sinais que o meu corpo dá para determinadas situações. A partir disso, criei maneiras de lidar e resolver os acontecimentos do meu dia.

Também é sobre coragem!

Mas, não pense que esse processo foi fácil! Para desenvolver (e continuar desenvolvendo, a jornada continua e renova-se todos os dias) o meu autoconhecimento aplicado ao empreendedorismo, foi necessária muita coragem. Olhar com atenção para o nosso interior requer muita força de vontade e que os objetivos de vida estejam alinhados com esses movimentos.

Você está pronto? Te garanto que ficará surpreso contigo mesmo! Ao identificar suas potencialidades e fragilidades, as estratégias e diretrizes do seu negócio serão mais claras, seguras e possíveis. Justamente, devido à clareza de quem você realmente é e o que está determinado a fazer. Após essa etapa, você terá a habilidade de encontrar o teu brilho no olho!

Encontre o caminho que faz o teu olho brilhar

Assim, é normal nos questionarmos em relação às nossas decisões profissionais, áreas que estamos seguindo e o retorno financeiro. Porém, de que adianta escolhermos o que dará mais dinheiro e continuarmos no marasmo infeliz? Quem disse que você não pode inovar, fazer o que ama e ser reconhecido por isso? Exatamente em vista disso que o autoconhecimento te traz mais confiança para seguir o teu próprio rumo, abrir e explorar novos horizontes.

O que faz o teu olho brilhar? Se pergunte isso, aplique o que sabe sobre si mesmo, se permita estar aberto às oportunidades e novas descobertas sobre você e o mundo. Assim, encontrará o equilíbrio entre rentabilidade e o estímulo diário para enfrentar os desafios que virão. Afinal, nada como manter-se coerente com o que acredita e tem como objetivos!

Há quem fique com receio quando falamos sobre autoconhecimento e empreendedorismo, principalmente, devido às descobertas surpreendentes que podem e vão surgir. Por isso, te convido a se aventurar e encontrar os prazeres e dores de ser quem você é.

Permita-se! E volte aqui para me contar ou fale comigo pelo Instagram. Vou adorar saber mais sobre a tua jornada. Também, continue aprofundando o conteúdo com a leitura sobre a união do físico e mental. Até breve!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *