fbpx

Liderança e gestão: qual o ideal para você?

20 de agosto de 2021 Fernanda Ens 0
Liderança e gestão qual o ideal para você 1

Ao pensar no mundo dos negócios, diversas questões relacionadas à prática de liderança e gestão são aplicadas, pensadas e ressignificadas todos os dias. Seja devido ao seu cargo dentro de uma empresa ou porque você empreende e, consequentemente, pode liderar uma equipe, um time ou vários. Para além das atividades, obrigações e implementações que permeiam esses profissionais, a forma como conduzem seus liderados e executam suas funções diz muito sobre seu propósito, sentimentos de pertencimento, crescimento dos colaboradores, valores e muito mais!

Por isso, é frequente a dúvida no que diz respeito às diferenças, similaridades e como a liderança e a gestão acontecem na prática. No conteúdo de hoje, abordo justamente essa questão e quero te despertar para esse universo. Assim, busco contribuir na sua jornada de líder ou gestor, bem como para que se descubra e torne o caminho mais prazeroso e cheio de conhecimento. Vamos lá?

Liderança e gestão são sinônimos?

Começo com essa pergunta polêmica para já te garantir que os dois papéis são percebidos em ambientes de trabalho, porém não são iguais. Há uma grande confusão quanto à nomenclatura, pois estamos debatendo e vislumbrando cada vez mais a importância da liderança e gestão, bem como de sua atuação. Mas, posso te garantir que é possível notar exemplos de pessoas que são gestores e, por sua vez, outras que são líderes.

E como é possível identificá-los? Os gestores são metódicos, estão sempre reavaliando seus processos, analisam suas métricas e indicadores para potencializar  e aprimorar seu planejamento. Assim, organizam e coordenam atividades da empresa ou do departamento. Já os líderes são capazes de inspirar, motivar, influenciar e desenvolver as pessoas. Dessa forma, vai além de títulos e cargos, pois se referem à habilidade de se relacionar e se conectar com cada um da sua equipe ou time. 

Posto isso, você identifica as diferenças e a importância de cada um? O ideal é ter um pouco de cada e saber como desenvolver o seu próprio modo de atuação. Mas, como fazer isso?

Como tudo na vida, aqui também é necessário equilíbrio

Possivelmente, ao ler sobre inspirar e motivar pessoas, você sentiu aquele calorzinho no coração. Estou certa? Em especial, devido a essa ser uma das premissas do líder. Focar na equipe; trabalhar a cultura organizacional e seus valores; desenvolver e capacitar pessoas; buscar constantemente por autoconhecimento. Esses são alguns dos aspectos que permeiam a liderança.  Todavia, é necessário olhar com atenção os objetivos da empresa, priorizar as atividades, desenvolver os processos e aplicar o método e/ou metodologia. Ou seja, pensar e aprimorar funções de gestão. 

Acredito que você já percebeu a importância de equilibrar a liderança e gestão, não é? Visto que, embora distintas, ambas são fundamentais para o seu negócio, projeto ou meta ter sucesso. Optar entre uma das duas e invalidar a outra equivale a pedir para um tenista escolher entre velocidade e concentração: os dois são essenciais! A partir daqui, te convido a perguntar para si: o que me faz mais sentido?

Liderança e gestão qual o ideal para você 2

Fernanda Ens: empreendedora, educadora física e líder

Costumo afirmar que me encontrei na liderança, visto que é um estilo de vida e faz parte do meu cotidiano. Para mim, trata-se de um jeito de ser, pensar, agir e me permitir como profissional e empreendedora esportiva. E, ainda que você não me acompanhe no Instagram (e aproveito para deixar esse convite), no meu blog e em minhas conversas, sempre abordo questionamentos acerca da importância da liderança.

Em meu propósito, reforço o que me move: ensinar e inspirar pessoas. Entendo que o ensinar também faz parte das atividades do líder. Logo, estimulando o sentimento de pertencimento, o valor do autoconhecimento e a relevância dos relacionamentos. Afinal, o local de trabalho também é um ambiente de aprendizado e trocas. Dessa forma, é possível fortalecer o desenvolvimento de um time colaborativo.

Para finalizar, te convido a praticar no cotidiano a liderança e gestão humanizada. Seja qual forma você se identifica mais, mas sempre com visões voltadas às pessoas e aos processos, possibilitando o seu sucesso pessoal e da sua empresa! Vamos lá? Te espero no próximo conteúdo e aproveite para ler sobre Gestão Esportiva.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *