fbpx

Gestão esportiva: o que é?

22 de setembro de 2020 Fernanda Ens 0
gestão-esportiva-1

Olá! Hoje, estou de volta com um conteúdo muito especial sobre gestão esportiva. É uma das bases da minha empresa e da minha atuação enquanto empreendedora esportiva, educadora física e professora de esportes de raquetes. Sendo assim, tive uma grande mudança em minha carreira quando percebi a necessária transição de professora para gestora esportiva. Logo, me vi executando e cuidando de vários processos que envolvem uma empresa de esportes de raquetes.

Dessa forma, pude me dar conta da forte empreendedora esportiva que estava aflorando e, que ainda está evoluindo, dentro de mim. Por isso, vamos falar sobre gestão esportiva, seus diferenciais e como me acompanha no dia a dia. Para isso, é só continuar lendo o texto de hoje!

Conheça a gestão esportiva

Primeiro, é importante dizer que essa área é recente, tanto no meio acadêmico, quanto prático. Ainda estão sendo desenvolvidos conhecimentos desse tipo de gestão, que também pode ser chamada de administração. Inclusive, no meu cotidiano vou descobrindo novas formas e ideias, conforme minha atuação vai acontecendo. Assim, podemos entender a gestão esportiva como a organização, coordenação, planejamento, liderança e avaliação da produção e do empreendedorismo de negócios esportivos. 

Ou seja, funções gerenciais e direção racional e sistemática voltadas para  atividades físicas e esportivas. É uma forma de promover os negócios da área esportiva de maneira sistêmica e integral, sendo um apoio ao esporte e ao campo da educação física. Dessa forma, por meio da gestão, é possível alcançar objetivos e obter melhores resultados no contexto esportivo. Logo, como acredito muito nessa atuação, me tornei gestora esportiva da minha empresa. 

Portanto, através de uma liderança inovadora e proativa, busco gerir o meu negócio de forma estruturada e organizada. Dessa maneira, posso transformar o dia a dia de outros profissionais e de alunos dos esportes de raquetes. Como isso ocorre na prática? Administro não apenas as atividades empreendedoras e empresariais, mas também atividades esportivas. Por meio de tomadas de decisão inteligentes, planejamento e administração, procuro gerir o Time Fernanda Ens e a empresa Fernanda Ens Esportes de Raquetes.

O gestor esportivo e seu mindset

Ainda não é muito difundido no Brasil cursos e formações que unam a gestão e os esportes, por isso a área é muitas vezes desconhecida. Mesmo assim, para atuar no campo é preciso uma especialização, principalmente, porque essa atuação lida com temas diversos. Sendo assim, são necessários conhecimentos multidisciplinares, alinhando teoria e prática, bem como informações técnicas e administrativas. Por isso, os gestores esportivos costumam ser líderes em cargos técnicos ou administrativos em organizações, projetos esportivos e/ou em seus próprios empreendimentos.

Assim, notamos a importância do desenvolvimento do mindset da gestão esportiva, sendo um processo fundamental para adaptação aos novos desafios e mudanças diárias. Em especial, diante do momento que estamos vivendo e das possibilidades que estão surgindo, podemos perceber a gestão não apenas como uma forma de gerir um negócio. Mas também, como uma filosofia para agir e ser enquanto profissional no ramo dos esportes.

Portanto, enxergo a gestão esportiva como um processo contínuo pela busca da excelência. Assim como, pela transformação da vida de outros profissionais, alunos, amantes dos esportes e funcionários. À vista disso, procuro diariamente, tanto dentro, como fora de quadra, repensar minhas práticas a partir desse mindset.

gestao-esportiva-2

Além disso, sempre busco aprender e me desenvolver para ser uma pessoa  que vai deixar um legado nesse mundo. E a gestão esportiva tem me auxiliado e me mostrado todos os dias novas formas de evoluir. Por isso, acredito muito no empreendedorismo esportivo e no espaço fundamental que essa área vem conquistando no mercado. E você, conhecia a gestão esportiva?

Comenta aqui embaixo, vou adorar saber suas ideias! Por fim, se quiser me seguir, estou no Instagram. Também, caso tenha interesse em conhecer minha trajetória até chegar ao mundo da gestão, é só conferir este texto aqui. Beijos e até o próximo conteúdo, Fernanda Ens.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *