fbpx

Fernanda Ens: alma e paixão pelos esportes de raquetes

27 de maio de 2020 Fernanda Ens 9

Olá, pessoal! Hoje, vou falar de mim e contar sobre a minha trajetória enquanto amante dos esportes e tenista. Além disso, vou compartilhar a minha transição de carreira para gestora esportiva e empreendedora no mundo dos esportes de raquetes. Vamos lá conhecer a Fernanda Ens?

Primeiro, vale destacar que fui iniciada nos esportes através do tênis com cinco anos, incentivada pela minha mãe que sempre jogou desde pequena e pelo meu pai. Me lembro até hoje da felicidade de estar na quadra e a ansiedade que sentia, esperando a minha vez de bater na bola! Assim, a primeira raquete que ganhei era linda, branca e toda colorida. E não faltava às aulas por nada.

Devido às influências de casa, meu pai jogador de basquete e minha mãe de tênis e voleibol, acabei sempre me envolvendo nas atividades escolares. Dessa forma, pratiquei esportes como handebol, vôlei, basquete, natação e o que me chamassem para jogar. Assim, participei de diversos campeonatos estudantis, regionais e estaduais, mas o esporte que sempre esteve comigo foi o tênis. Era na quadra de saibro que eu me realizava e me sentia eu mesma! E lá eu tinha meus amigos, lazer, aprendia com cada nova situação.

Fernanda-Ens

Porto Alegre: meu desafio e novo lar!

Então, quando me mudei do interior para a capital, com 20 anos, imaginava que nunca mais pegaria na raquete, pois eram tempos de mudanças em minha vida, somado ao trabalho e estudo. Nesse momento, entrei na faculdade de Educação Física na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e no primeiro semestre descobri uma vaga de estágio na Fundação Tênis. Dessa maneira, entendi que era possível buscar a minha realização pessoal e profissional ao mesmo tempo. A partir de 2005, passei a estudar e me dedicar para aprender a ser a melhor professora de tênis que eu poderia, através de cursos, faculdade, leituras, experiências em academias de tênis

A partir desse objetivo, foram cinco anos de muita dedicação, até o momento que tive coragem de enfrentar o mercado do tênis fora da ONG, pois queria aprender a ensinar em clubes. Logo, quando me formei na faculdade em 2010, já estava com minha vaga de trabalho garantida em um dos maiores clubes do Rio Grande do Sul (RS): na Sogipa. 

Grandes nomes do tênis passaram por lá e para mim foi um orgulho enorme poder estar trabalhando com pessoas tão bem capacitadas. Sendo assim, a ideia de trabalhar em clube era para aprender como esse modelo de negócios se organiza e estrutura o seu dia a dia. Isso porque eu já me imaginava proprietária do meu negócio, mas a trajetória era longa, de muito aprendizado e sabia muito bem disso.

Fernanda Ens: meu eu pessoal, profissional e marca

Já no ano de 2011, surgiu o primeiro curso de pós-graduação em Gestão Esportiva na Faculdade Sogipa e é claro que eu estava lá! Ao ter contato e conhecimento de como realmente as empresas esportivas se organizam, não tive dúvidas de que a minha decisão estava tomada e que era hora de baixar a cabeça e trabalhar para que mais pessoas conhecessem o que faço. Assim, tornando minha marca, que leva o meu nome Fernanda Ens, uma das maiores referências no ensino e aprendizagem do tênis no RS.

Nesse contexto, foram muitos anos me preparando para o grande sonho e muitos alunos se desenvolveram comigo nas quadras de esportes de raquetes. Também, é muito importante falar da importância de pessoas capacitadas que me ajudaram na preparação para a transição de carreira. Aqui, falo sobre psicóloga, coaches e mentores. Dessa forma, sempre estive e estarei muito bem acompanhada de profissionais especialistas nas áreas que preciso melhorar e evoluir.

Em 2017, fiz o curso de coaching esportivo, sendo a única representante do tênis e esportes de raquetes. A partir das grandes mudanças internas que tive, foi nesse processo que entendi melhor como iria fazer para dar o grande passo da minha vida e defini a minha data para pedir minha demissão do clube.

Isso aconteceu no dia 31 de dezembro de 2017: pedi meu desligamento do clube em que trabalhava e assumi por completo todo o meu negócio, que já estava em andamento em diversos lugares em Porto Alegre. Portanto, meu grande sonho estava começando, depois de muitos anos me dedicando para esse dia. E foi uma das maiores alegrias e sensação de competência que já tive!

Fernanda-Ens

Gestora esportiva e empreendedora

Em 2018, enviei meu currículo para a vaga seletiva de profissionais para o MBA LIG (liderança, inovação e gestão) na PUCRS, e passei. Eram poucas vagas e eu sou a única aluna representando os esportes na turma. No curso, tive contato e aprendi com diversos líderes empresários e empreendedores do Brasil. Dessa maneira, meu pensamento sempre é aprimorar o meu diferencial e esse foi um grande passo para mim! Então, lá estava eu mais uma vez quebrando barreiras e me qualificando para ser uma líder inovadora nos esportes de raquetes.

Nesse momento que percebi a grande mudança na minha carreira: a transição de professora de tênis para gestora esportiva. Em 2018, as aulas estavam indo muito bem: atendia nove locais em Porto Alegre e meus horários estavam com as turmas completas. Por isso, precisei parar e refletir sobre o que eu queria para a minha carreira: manter o número de alunos que tinha naquele momento ou continuar crescendo e repensar o meu modelo de gestão. E pelo que vocês puderam conhecer de mim até aqui, a resposta foi continuar crescendo e evoluindo!

Logo, contratei uma empresa de mentoria esportiva, a Mentori, e traçamos os novos planos para que a empresa continuasse sua evolução. O ano de 2019 veio com o planejamento pronto, contratação e treinamento de equipe, equipe de marketing e comunicação, setor comercial, financeiro e gestão. Quando me vi fazendo e cuidando de tudo isso, me dei conta que uma forte empreendedora esportiva estava aflorando de dentro de mim. Por isso, mais uma vez refleti e senti que esse é o meu caminho.

Fernanda-Ens

Fernanda Ens Esportes de Raquetes

Logo, compreendi que precisava de um lugar para desenvolver a minha marca. E, nesse sentido, a minha relação com a PUCRS e o Parque Esportivo da PUCRS já existia e percebi o potencial dessa parceria. A partir disso, entreguei o meu projeto e, com muita alegria, recebi o retorno positivo da proposta. Com isso, começamos a trajetória de trabalho para organizar e lançar a Fernanda Ens Esportes de Raquetes. Por isso, janeiro de 2020 é um marco na história da minha carreira! Nessa data, assinamos o contrato de parceria e pude contemplar a maior emoção de orgulho e conquista que já senti dentro de mim. Mas não para por aí, meu sonho grande segue crescendo!

Assim, sempre busquei aprender, evoluir, me desenvolver para ser uma mulher que irá deixar um legado nesse mundo. Portanto, minha missão é liderar e desenvolver pessoas para um mundo melhor e o objetivo da minha empresa é transformar vidas através dos Esportes de Raquetes. Passaram-se quinze anos desde que comecei a minha jornada profissional e ainda sinto que é apenas o começo. Além disso, sou uma incansável, inquieta, inconformada com a mesmice e busco ser diferente e inovar a cada dia, fazendo a diferença na vida de quem passa por mim. E essa sou eu: muito prazer, Fernanda Ens.

Se você curtiu conhecer um pouquinho mais da minha trajetória e desenvolvimento pessoal e profissional, te convido a conferir os benefícios dos esportes de raquetes. E, claro, me acompanhe no Instagram também! Até breve. Um grande abraço, Fernanda Ens.

 

9 comentários

  1. Deraldo Freitas disse:

    Belíssima trajetória , parabéns!
    Dedicação e profissionalismo de pessoa de fibra e com objetivos definidos.
    Sucesso em seu empreendimento, ainda vamos bater uma bolinha.

  2. Karin Marguita Ens disse:

    Show Fernanda, muito feliz e orgulhosa da mulher empreendedora que és. Certamente teu legado ja é presente. Sucesso.

  3. GLAUBER ANDRADE PESSOA disse:

    Parabens Fernanda pela trajetoria ate aqui. Sua historia me impulsiona a avançar ainda mais nesta área. Parabens!

  4. Marcos disse:

    Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

  5. marcos disse:

    Ótimo site, gostei muito!
    Parabens!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *