fbpx

Entenda as zonas da quadra de tênis

16 de julho de 2020 Esportes de raquetes 0
zonas-da-quadra-de-tênis

Bem-vindo(a) novamente ao meu blog! Dessa vez, vou te explicar sobre as zonas da quadra de tênis, o que se deve fazer em cada região e quais suas finalidades. Conhecer e entender cada zona é importante para poder evoluir seu jogo de forma tática e estratégica. Há vários métodos para delimitar as zonas da quadra, porém para o Método Fernanda Ens Esportes de Raquetes, adotamos um em específico, que será apresentado ao longo do conteúdo. Bom, você pode estar se perguntando: por que dividir a quadra em zonas? Pois essa divisão te auxilia a criar certos padrões, comportamentos e pensamentos para tomar decisões mais rápidas e confiantes na hora da partida.

Como o jogo de tênis é espaçoso, em vista do tamanho da quadra e das possibilidades de movimentação, você vai precisar de confiança para optar por determinadas jogadas de maneira mais inteligente. Assim, você pode ir ganhando espaço na quadra e ir avançando, para dessa forma desestabilizar seu oponente ao longo da partida. E como mencionei no início do texto, é fundamental saber que existem outras formas de divisão da quadra e maneiras de ensinar sobre elas. Porém, no time Fernanda Ens dividimos em 5 zonas que cortam a quadra fora a fora em retângulos horizontais. E são chamadas de: definição, ataque, pressão ou desafio, controle ou rally e defesa. Ficou curioso(a)? Então, continua acompanhando esse conteúdo super especial para entender mais sobre as zonas da quadra de tênis.

Conheça a zona 1 e a zona 2

A zona 1 da quadra de tênis é também conhecida como zona de definição. É aquela que se encontra colada à rede e, por isso, os golpes nesse espaço devem ser sempre feitos na tentativa de finalizar o ponto. Dessa forma, ótimas opções para essa zona são um voleio na cruzada (com mais potência e de forma definitiva) ou um smash bem firme.

Contudo, é preciso ter cuidado ao fazer um voleio demorado ou flutuar a bola. Por que? Pois seu adversário vai querer isso para que ele consiga realizar um lob ou dar uma boa passada. Aqui, fica evidente como é relevante compreender as zonas da quadra de tênis para melhorar seu jogo.

Já a zona 2 se chama de ataque e vem logo depois da zona 1. Assim, está situada na região da linha central e é onde normalmente seu adversário já está rendido. Como o ponto está praticamente na sua mão, você pode executar um winner ou um drop shot. Mas também, pode realizar um approach na paralela e “subir” para zona de definição.

Zonas 3 e 4 da quadra de tênis

Agora, conheça a zona 3, chamada de pressão ou desafio, que está logo atrás da zona 2 e se situa entre a linha central e a área de fundo. Essa também é a segunda zona de ataque. Portanto, é o momento de ser mais agressivo e buscar bolas que balancem seu adversário (como angular a bola). E assim, conseguir a oportunidade de ir até a zona de ataque. Dessa forma, destaco a importância de manter bolas fundas e golpes consistentes, pois será possível se manter nessa zona e não permitir que seu oponente te faça recuar mais.

Controle ou rally é o nome dado à zona 4, que está no fundo da quadra. Sendo assim, para um bom jogo, mantenha a troca de bola com controle e profundidade nesse setor. Sendo assim, evite encurtar a bola e não permita que seu oponente avance, já que essas tomadas de decisões potencializam as suas chances de ganhar o ponto. Assim como, não há necessidade de realizar aquela jogada no estilo “tiro”, pois isso aumenta suas chances de você errar. Uma boa dica para atacar, é bater na bola enquanto ela está no trajeto da subida, porque isso diminui o tempo de reação do seu oponente. Além disso, você utiliza o peso da bola dele contra ele mesmo.

Zonas da quadra de tênis: zona 5 ou defesa

Conheça a última das zonas da quadra de tênis: a zona 5, também chamada de defesa! Ela se encontra atrás da zona 4, na parte de fora da quadra. Se você estiver jogando nessa área, significa que está com problemas. Por isso, você não pode correr grandes riscos, não deve golpear bolas muito rentes à rede e nem jogar muito próximo das linhas. 

Um grande erro quando estamos começando é tentar bater a bola com bastante força ou querer dar aquele winner típico de Grand Slam. Porém, é preciso ter calma, pois esse tipo de atitude só aumentará suas chances de erro. A prioridade aqui é buscar se projetar para chegar a área 4. Assim, a melhor forma de fazer isso, é executando uma bola mais alta com profundidade.

zonas-da-quadra-de-tênis-5

Conseguiu perceber a importância de conhecer e entender as zonas da quadra de tênis? Treinar sua parte tática, técnica, estratégica e mental a partir dessa divisão faz toda diferença para um jogo inteligente e, claro, para sua vitória e evolução! Se quiser mais dicas para melhorar seu jogo, pode me acompanhar no Instagram: tenho uma série bem bacana que se chama #Deixadinha. Se curtiu esse texto do blog, aproveita também para conhecer os benefícios dos esportes de raquetes. Um grande abraço e até a próxima, Fernanda Ens.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *