fbpx

Esportes na infância e seus benefícios

Esportes na infância e seus benefícios

20 de agosto de 2020 Esportes de raquetes 0
esportes-na-infância-1

Quando pensamos na infância de alguns anos atrás, percebemos que a maioria dos passatempos eram relacionados às atividades ao ar livre. Assim, as crianças brincavam, jogavam e corriam pelas ruas, estimulando a atividade física e diversos fatores dos seus desenvolvimentos. Porém, atualmente a realidade é outra: os esportes na infância são estimulados pelos pais, pois as questões de segurança e tecnologia influenciaram e modificaram a maneira que isso ocorre.

Então, diversas famílias têm o desafio de buscar algum esporte que agrade as crianças e faça com que passem menos tempo em frente a TV, Playstation, celulares e notebooks. Geralmente, o futebol, ballet, judô e natação são os mais procurados e incentivados, mas o tênis apresenta diversos benefícios relacionados ao desenvolvimento do corpo e da mente. Por isso, te convido a continuar a leitura e conferir as principais contribuições dos esportes na infância que elenquei:

Estimula a capacidade de tomada de decisão

Os esportes de raquetes são super dinâmicos e os jogadores estão em constante movimento. Dessa maneira, durante uma partida ocorrem diversas tomadas de decisões em frações de segundos: intensidade da jogada, ângulo da bola, posição das pernas, empunhadura, postura, entre tantas outras possibilidades. E vale ressaltar que isso tudo acontece sob pressão e adrenalina, ainda mais quando pensamos na importância do ponto.

Ou seja, os praticantes de tênis desenvolvem o pensamento lógico, estimulando a construção de estratégias e táticas durante o jogo, bem como a responsabilidade de aceitar suas decisões, acertos e erros. Assim, as crianças são encorajadas a aprimorar a habilidade de resolução de problemas, a partir de situações que ocorrerão dentro e fora de quadra. Portanto, sempre falo que os aprendizados das aulas são para todos os âmbitos da vida!

Desenvolve a sociabilidade

Já que mencionamos sobre os aprendizados dos esportes na infância perpassarem as quadras, não poderia deixar de falar sobre a sociabilidade. Sem dúvida, o tênis é uma excelente forma de aprender a conviver com as diferenças e singularidades de cada pessoa. Quando você pratica com diferentes adversários, compreende suas fragilidades e forças, mas também percebe que todos os jogadores possuem suas características e maneira de jogar.

Além disso, o trabalho em equipe possibilita o entendimento de senso de equipe e tornam as crianças menos introvertidas, mais sociais e mais expressivas. Dessa forma, a integração e dinâmica em grupos na idade infantil são essenciais para vencer a timidez, desenvolver a habilidade de comunicação e se posicionar.

esportes-na-infância-2

Esportes na infância e a coordenação motora

A fase entre 5 e 10 anos corresponde à etapa formativa. Isso é, ocorre o desenvolvimento das crianças no aspecto da coordenação e habilidades motoras mais complexas. Por isso, é o período ideal para aprimorar a força, reflexo, agilidade e flexibilidade. Ainda mais se for com muita diversão, como ocorre nas aulas de tênis.

À visto disso, por ser um esporte completo e que aperfeiçoa fatores motores, físicos, mentais e sociais, o tênis apresenta grandes vantagens para seus jogadores. Em uma única partida, trabalhamos o controle motor grosso (por exemplo, as rebatidas) e o controle motor fino (em jogadas precisas, como voleios). A força dos membros inferiores (devido à movimentação em quadra), bem como a agilidade e o equilíbrio. E se você pensou que acaba por aí, também cito o ganho de massa magra e o fortalecimento do sistema imunológico.

Redução do índice e riscos de obesidade

O Ministério da Saúde (2018) destacou que os índices de crianças com sobrepeso no Brasil chegou a 33%. Ou seja, demonstrando que a prática de esportes na infância não faz parte da rotina dos pequenos. Ademais, a atenção aos hábitos alimentares precisa de uma maior atenção.

A obesidade infantil pode desencadear diversos problemas cardíacos, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, entre outros. Logo, a prática de esportes durante esse período da vida dos indivíduos é imprescindível e um forte aliado para estimular o consumo de alimentos saudáveis. Sem contar que a atividade física pode ser percebida como hábito diário, até mesmo depois de adulto.

Fortalecimento emocional ao começar esportes na infância

Somado aos fatores físicos e motores, as aulas de tênis estimulam o controle  e percepção emocional das crianças. Através do exercício físico, os alunos aprendem a se adaptar com as distintas situações difíceis e estressantes do jogo. Em vista disso, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) afirma que os esportes na infância auxiliam na prevenção e tratamentos de doenças mentais e seus sintomas, como por exemplo a depressão, déficit de atenção e a ansiedade.

Também, destaco a disciplina como um forte benefício dos esportes, visto que a alimentação e os horários são aliados e influenciam no desempenho e motivação em quadra. Ademais, contribui na qualidade do sono que, por sua vez, interfere nas emoções e disposição das crianças.

Agora, me conta se você já conhecia esses benefícios! A minha empresa, Fernanda Ens Esportes de Raquetes, conta com um método de aprendizado infantil super bacana, que ocorre através do nosso ensino inovador, respeitando cada fase de aprendizado e com jogos e materiais super divertidos. A cada etapa de desenvolvimento e compreensão dos alunos, vamos inserindo novos desafios. Essas fases são marcadas pelo tempo e  maneiras de aprender, não somente por idade. 

Gostou da proposta? Então, te convido a me acompanhar no Instagram, onde compartilho diversos momentos e dicas sobre os esportes de raquetes. Se curtiu esse texto do blog, aproveita também para conhecer as zonas da quadra de tênis, que trabalhamos nas aulas. Um grande abraço e até a próxima, Fernanda Ens.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *