fbpx

Benefícios dos esportes de raquetes

Benefícios dos esportes de raquetes

23 de abril de 2020 Esportes de raquetes 6

Este é o primeiro texto escrito e compartilhado com você no meu blog.  A partir de hoje, irei trazer assuntos relevantes e conteúdos de valor que irão ajudar você, amante dos esportes de raquetes. Por isso, começo pelos benefícios dos esportes de raquetes! Assim, quero te auxiliar a entender as mais interessantes, atualizadas informações e dicas sobre os diferentes estilos de esportes de raquetes. Além disso, esses conteúdos te ajudarão a desenvolver e pôr em práticas essas dicas.

Aqui, vamos falar sobre o tênis, que é o esporte que me acompanha desde os meus 5 anos de idade e que hoje faz parte da minha profissão. Também, vamos trazer informações sobre o beach tennis, o estilo mais leve e eclético dos últimos anos. E vamos abordar o pádel, que continua sendo praticado por seus amantes e trazendo muita diversão e alta intensidade dentro das quadras. Se interessou? Continue lendo esse conteúdo para conhecer os benefícios dos esportes de raquetes.

Sobre os esportes de raquetes

Os esportes de raquetes possuem várias características em comum, além do uso de raquetes, bolinhas, pontuação e jogos bem disputados. O envolvimento e paixão pelos praticantes dos estilos é sem tamanho e explicação. Dessa forma, quem pratica sabe do que estou falando.

Praticar esportes é um estilo de vida muito único. Mas, praticar esportes de raquetes é ainda mais especial, visto que o desenvolvimento dos esportistas vai muito além de uma boa técnica e disputas de pontos emocionantes. Sendo assim, viver o lifestyle das raquetes abre um mundo riquíssimo de informações para vida dentro e, principalmente, para fora das linhas das quadras.

blog1-benefícios-dos-esportes-de-raquetes

Então, vamos lá conhecer os benefícios dos esportes de raquetes!

O objetivo do texto de hoje é falar sobre os benefícios dos esportes de raquetes nas vidas dos seus praticantes. Como falei anteriormente, existem muitos aspectos em comum, mas também há peculiaridades marcantes de cada estilo. Assim, vou te apresentar essas diferenças para você conhecer melhor cada estilo e os benefícios dos esportes de raquetes.

Jogar tênis individual e dupla possui benefícios em comum. Existe um alto grau de desenvolvimento cognitivo, motor e técnico, pois os golpes exigem muita precisão e movimentos específicos para gerar os efeitos e jogadas incríveis. No que se refere ao aspecto cognitivo, a clareza mental para a tomada de decisão é um dos principais benefícios do esporte para o jogador, que servirá para colocar em prática em todos os âmbitos da vida. 

Outros benefícios como a melhora na percepção, e aqui falo da visual, auditiva e motora. Também podemos somar a isso, o desenvolvimento do raciocínio, memória, atenção. Assim como, a antecipação de movimentos são muito aprimorados durante os treinos e jogos. 

blog2-benefícios-dos-esportes-de-raquetes

Já o beach tennis é jogado em dupla e raramente individual. Traz a característica social muito forte, visto que muitas pessoas que não praticavam esportes no geral, ou até mesmo atividades físicas, passaram a se identificar com o ambiente acolhedor. Além disso, os praticantes curtem a técnica simples, no que se refere a aprendizagem. 

Na minha opinião, um dos principais benefícios é estar em um ambiente leve, que lembra a praia e o esporte permite escutar música ao ar livre. Dessa maneira, o beach tennis ganhou coração de muita gente, possibilitando a sociabilidade, agregando famílias inteiras e amigos para uma boa partida.

Vamos conhecer mais benefícios?

O pádel, por sua vez, vem com um ambiente muito divertido, pois os jogos são sempre disputados em duplas e em uma quadra rodeada por paredes de vidro ou alvenaria. Uma característica muito marcante do estilo é a alta intensidade do ritmo dos jogos. Portanto, as paredes ajudam a manter a bola por mais tempo em quadra. Dessa forma, surge um dos principais benefícios, que é a melhora do físico, principalmente a agilidade e ganho de tônus muscular. Consequentemente, a movimentação é intensa e contínua enquanto a bola está em quadra, permitindo alto gasto calórico e coordenação rápida dos movimentos.

Você deve ter percebido que muitos benefícios dos esportes de raquetes se completam dentro dos diferentes estilos de raquetes. Por que? Pois são esportes muito parecidos dentro das suas especificidades e que trazem excelentes benefícios aos seus praticantes. Sendo assim, gosto de ressaltar os benefícios dos esportes de raquetes para fora das quadras. Ao trabalhar o mental durante um jogo, a sua forma de pensar e agir no dia a dia ganha importante sabedoria. Logo, sua paciência, resiliência e empatia ganham força. 

Ninguém pratica esportes de raquetes sozinho e com isso a sociabilidade com amigos e familiares é intensificada, sendo um exemplo de boas práticas para as próximas gerações. Dessa maneira, é possível melhorar o bem estar, o bom humor, diminuir o estresse. E assim, ativar os neurotransmissores responsáveis pelos hormônios do bem, como a endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina. 

Tem mais benefícios dos esportes de raquetes? Sim!

Todos os estilos trazem muita movimentação do corpo, ajudando a manter um bom estado físico, musculatura, ossos e tendões firmes e resistentes para uma vida plena e cheia de desafios. Por isso, um dos benefícios dos esportes de raquetes é nos auxiliar a ir atrás dos nossos sonhos e conquistas. Assim, ter um corpo forte e saudável, levará você a aproveitar mais e melhor da vida.

blog1-benefícios-dos-esportes-de-raquetes

Por fim, pergunte-se: quais os benefícios dos esportes de raquetes eu gostaria de desenvolver para a minha vida? Experimente os três estilos e encontre o seu favorito!

Curtiu nosso primeiro conteúdo sobre os benefícios dos esportes de raquetes? Comenta aqui embaixo o que achou! E se quiser saber mais sobre os estilos de esportes de raquetes é só clicar aqui. Também pode me acompanhar no meu perfil no Instagram, onde desenvolvo diversos conteúdos para os amantes dos esportes de raquetes! E fique ligado nos próximos textos do nosso blog: vem muita coisa boa por aí (:

Um grande abraço, Fernanda Ens.

 

6 comentários

  1. Renata Suelen da Rocha Oliveira disse:

    Parabéns Fê! O blog da sensacional, conteúdo de muito valor. És merecedora de tudo isso.Te admiro como mulher e empreendedora. Sucesso 🙂

  2. Karin Marguita Ens disse:

    Muito bom conteúdo. Parabéns.

  3. PEDRO HENRIQUE disse:

    Muito bom. Estimula a continuar a praticar esportiva de raquete, no meu caso Padel e Beach Tennis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *