fbpx

Dúvidas frequentes sobre Tênis

19 de julho de 2021 Esportes de raquetes 0
Dúvidas frequentes sobre Tênis-1

O conteúdo que desenvolvi dessa vez é para quem está iniciando no Tênis ou está pensando em praticar o esporte. Desde que comecei a dar aulas, noto que as pessoas possuem várias dúvidas iniciais. Por isso, considero importante entendermos o básico do esporte para podermos melhorar nosso jogo ou tentar algo novo. Além de ser uma atividade física, os esportes de raquetes ensinam foco, disciplina e respeito para todas as idades e os ensinamentos ultrapassam a quadra. Então, vem comigo entender mais acerca das dúvidas frequentes sobre Tênis!

A história do Tênis

Primeiro, é importante conhecermos alguns marcos importantes da história do Tênis! Antes de utilizar raquetes, o esporte era disputado com a palma da mão. Isso mesmo, os jogadores rebatiam as bolas com as mãos, por isso era chamado de “jeu de paume” (jogo de palma). Em seguida, no final do século XVI, as raquetes começaram a ser usadas e a configuração do Tênis passou a ser mais parecida com a que temos hoje. 

Ademais, o Tênis esteve presente na primeira edição dos Jogos Olímpicos, em Atenas no ano de 1896. Contudo, deixou o programa em 1924 após os Jogos de Paris e retornou em 1988 na Olimpíada de Seul (até hoje é considerado um Desporto Olímpico). Por outro lado, a chegada do Tênis, das raquetes e das bolinhas no Brasil se deu através dos ingleses no final do século XIX. Diante disso, as primeiras quadras foram inauguradas por volta de 1892 em São Paulo. O país já chegou a ter o número um do esporte com o atleta Gustavo Kuerten, o Guga, o qual alcançou a marca de 28 títulos na carreira. Bacana conhecer um pouco sobre a trajetória do Tênis, né?

Conheça as regras básicas das dúvidas frequentes sobre Tênis

Agora, é fundamental entendermos as regras básicas do jogo, umas das principais dúvidas frequentes sobre Tênis. À vista disso, pode ser jogado por dois ou quatro jogadores. Ou seja, de forma individual ou em duplas. Já a pontuação, é dividida em sets, games e pontos. Assim como, funciona da seguinte forma: as partidas são jogadas em melhor de três ou cinco sets, o que muda conforme cada torneio. Assim, o set termina quando o primeiro jogador ou dupla vencer seis games.

Os pontos, por sua vez, são contados em 15, 30, 40 e game. Dessa forma, quando um jogador ou dupla faz quatro pontos, ganha um game. Já quando vence seis games, significa que ganha o set. E se houver empate de cinco a cinco games? Então, o set terminará em sete games. Caso haja empate de seis a seis games, o jogo terá que ser decidido no tie break. Sendo assim, no tie break do Tênis vence o jogador ou dupla que marcar sete pontos primeiro, desde que tenha a vantagem de dois pontos do(s) adversário(s). Vamos continuar aprendendo mais sobre o Tênis? É só seguir a leitura!

Sobre a quadra

Chegou a hora de falarmos sobre a quadra, isto é, onde a magia do Tênis acontece! Começando pelas dimensões: a largura é de 8,23 metros no jogo simples e de 10,97 metros em jogos de duplas. Já o comprimento é igual para as duas modalidades, sendo de 23,77 metros. Além disso, podem ser cobertas ou não. Inclusive, o esporte começou ao ar livre e em quadras com grama, mas com o passar do tempo, as áreas cobertas e com pisos sintéticos foram dominando o esporte.

E não podemos esquecer dos tipos de pisos das quadras: saibro (terra batida), rápida (piso sintético) e grama. O primeiro é feito de pó de tijolo e as bolas quicam mais devagar e mais baixas. Portanto, o jogo é mais lento e acontece mais trocas de bolas durante as partidas. Por sua vez, o segundo tipo é feito de concreto ou borracha e faz a bola quicar mais rápido e mais alto, possibilitando trocas de bolas mais rápidas e saques mais potentes. Por fim, o terceiro tipo possui uma superfície mais escorregadia, favorecendo jogos rápidos e intensos, bem como saques e voleios. 

Somado a isso, a quadra de Tênis possui cinco zonas e cada uma tem sua própria finalidade, sendo elas: 1) zona de definição; 2) zona de ataque; 3) zona de pressão ou desafio; 4) zona de controle ou rally; e, 5) zona de defesa. Para conferir o conteúdo completo sobre isso, é só clicar aqui.

Mais dúvidas frequentes sobre Tênis: quem pode jogar? E por quê jogar?

O Tênis é para todas as idades! Isso mesmo, qualquer pessoa pode jogar e nunca é tarde para começar. Na Fernanda Ens Esportes de Raquetes atendemos crianças desde os três anos, assim como o estilo sênior (para pessoas com mais de 60 anos). Também, temos diversas turmas de acordo com o nível e idade de cada aluno, pois promovemos a aprendizagem completa a partir do Método Fernanda Ens. Dessa forma, eu e meu time de professores ensinamos com base em cinco pilares: técnico, tático, mental, físico e social. Se interessou? Para conhecer o Método, tenho um conteúdo especial aqui.

Ademais, te apresento alguns motivos para praticar Tênis: primeiro, por meio do esporte, você vai aprimorar o seu lado físico, bem como o controle emocional. Também, ocorre o aumento no foco e na concentração, em vista do desenvolvimento cognitivo. E não podemos esquecer dos momentos de descontração, lazer e socialização!Curtiu o conteúdo de hoje? Como já mencionei, é importante conhecermos o básico dos esportes, sobretudo as dúvidas frequentes sobre Tênis. Se estiver pensando em praticar Tênis ou já tiver iniciado, te convido a conhecer o Instagram da Fernanda Ens Escola de Esportes de Raquetes e acompanhar nossos conteúdos. Te espero em quadra e até o próximo conteúdo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *