fbpx

O que aprendemos sobre tênis com Nadal?

O que aprendemos sobre tênis com Nadal?

25 de julho de 2022 Sem categoria 14
Nadal | Créditos da imagem: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP

Rafael Nadal Parera, ou simplesmente Nadal, é um dos tenistas mais reconhecidos do mundo. O espanhol é citado junto a grandes nomes, como Roger Federer, Rod Laver, Novak Djokovic e Pete Sampras. Sendo o primeiro tenista masculino a conquistar 22 Grand Slams e o atual titular do recorde. Também, conquistou 102 títulos nível ATP, 91 dos quais foram em simples e 11 em duplas e atual 4° colocado do ranking mundial.

No conteúdo de hoje, irei abordar alguns aprendizados sobre tênis que Nadal nos ensinou ao longo da sua trajetória profissional. Então, se você é fã desse esporte ou está iniciando nesse universo, acompanhe a leitura!

Mas, por que o Grand Slams é tão importante?

Antes de tudo, vale ressaltar: nenhum jogador na história ganhou mais títulos individuais masculinos do Grand Slam do que Nadal. Entende o porquê de buscarmos inspiração nele? Já que são os quatro eventos anuais mais importantes do tênis. Através deles, é possível obter o maior número de pontos no ranking mundial, prêmios em dinheiro, atenção do público e da mídia.

Mas, como funciona o Grand Slam? O evento é formado por quatro torneios mais importantes do tênis mundial: Roland-Garros (Aberto da França), Wimbledon (Aberto da Inglaterra), US Open (Aberto dos EUA) e Australian Open (Aberto da Austrália). Também chamados de majors acontecem anualmente e utilizamos a nomenclatura Carrer Slam ao feito de ganhar os quatro em um único ano. Já o Golden Slam é o termo designado à vitória nas quatro competições mais importantes e das Olimpíadas no mesmo ano.

Agora, adivinha só? Somente oito homens e dez mulheres venceram Career Grand Slams em simples, sendo dois homens e cinco mulheres vencedores pelo menos duas vezes em simples. Desde o início da Era Aberta, cinco homens e seis mulheres conseguiram isso (Rod Laver, Andre Agassi, Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic; Margaret Court, Chris Evert, Martina Navratilova, Steffi Graf, Serena Williams e Maria Sharapova). E, como Nadal conseguiu tudo isso? Te conto!

Nadal Getty Images
Créditos da imagem: Getty Images e BBC Sports.

Nadal e disciplina com amor

Toni Nadal, jogador amador e treinador na Espanha, contou ao BBC Sport (matéria completa aqui) que percebeu o talento especial quando lançou a primeira bola de tênis para seu sobrinho. Com apenas três anos, “ele foi em direção a ela. Não esperou que a bola chegasse”, disse Toni.

Também, completou afirmando que “normalmente, quando eu mandava uma bola para um garoto pequeno, ele ficava parado e esperava até a bola chegar. Mas meu sobrinho se moveu. Para mim, isso foi especial”. Entretanto, Nadal reconhece que somente o talento não basta!

Logo, qual é o segredo? O “Tio Toni” o ensinou a estratégia de disciplina com amor. Na visão dos dois, além da paixão pelo tênis, é necessário ser forte o suficiente para lidar com a intensidade desse trabalho, das disputas, competições, rotinas de treinos e decisões rápidas que vemos em quadra. Porém, não para por aí! Segue a leitura que te conto tudo.

É sobre estilo de vida e visão de mundo

Além disso, Nadal afirmou na entrevista que “Não consigo viver outro estilo de vida. Na minha opinião, você sempre tem que saber o seu lugar no mundo“. Percebe a relevância dessa afirmação?

Acredito, assim como o tenista, que para além de técnica e tática é essencial o Estilo de Vida Esportivo fazer parte da sua filosofia de vida. Por essa razão, criei o Método EVE: tenho plena certeza que essa é uma das mais impactantes experiências que você possa vivenciar durante a sua trajetória de autodesenvolvimento através do seu corpo físico. 

Viver o Lifestyle Esportivo é uma forma de ver o mundo e reagir perante os acontecimentos no nosso dia a dia: dentro e fora das quadras. Ou seja, estou falando de valores que o esporte traz na bagagem e todos os benefícios que iremos adotar em nossas relações profissionais, afetivas e para nós mesmos.

Método EVE e Valores Esportivos

Através dos Valores Olímpicos, como responsabilidade, respeito, honestidade e, como Nadal reitera, a disciplina podemos potencializar quem somos e entender melhor onde queremos chegar. Assim, fortalecendo crenças positivas e potencialidades, bem como aprender e trabalhar seus pontos de fragilidade.

Por isso, um dos maiores ensinamentos de Nadal é justamente a busca por autoconhecimento e o desenvolvimento das nossas capacidades e habilidades através do nosso corpo físico. Você já tinha se dado conta disso? Desse modo, te convido a conferir meu ebook sobre o Método EVE e me permitir a contribuição em sua vida: faça o download aqui. Obrigada por ler esse conteúdo e até a próxima! 🙂

14 comentários

  1. Bento Luiz Serraglio disse:

    A disciplina é fundamental para ser um vencedor na vida, seja no campo esportivo, ou profissional e/ou familiar.

    • Fernanda Ens disse:

      Perfeita colocação! A disciplina nos leva a patamares cada vez mais altos e assim alcançamos nossos sonhos em todas as áreas da vida.
      Obrigada por sua contribuição aqui no blog!

      FEns!

    • MARIA DA CONCEIÇÃO FREIRE SANTOS disse:

      É impressionante como o tênis nos atrai, nos molda em vários aspectos, é um processo de hipnose fixa na trajetória de uma bolinha, enquanto este idilio, raquete e bola nos absorvem o mundo fora deste contexto torna-se inexistente. Acredito que Nadal foi iluminado quando sentiu tudo isto desde o primeiro momento da trajetória da bolinha! Senti isto quando iniciei a praticar tênis próximo à aposentadoria, aos 62 anos! Primeiro assistindo, depois resolvi ser auto-didata, acompanhando Nadal, Serena, Federer…não esquecendo de Maria Ester Bueno! Nadal tem no olhar à força do Foco que harmoniza força/deslocamento/visão de ângulo para finalizar seus golpes inéditos! Amo Nadal!

  2. Ângelo Prestes disse:

    Ótimo.

  3. Olavo Seiji Higa disse:

    Sempre fui fã do Rafael Nadal. Sim temos grandes jogadores de tênis e chegando novos campeões. Muito interessante e útil está reportagem sobre Nadal.

    • Fernanda Ens disse:

      Oi Olavo!
      Realmente ele é uma inspiração para todos nós. E está sempre nos surpreendendo.

      Obrigada por sua contribuição por aqui e que nosso tênis cresca cada vez mais com os novos campeões!

      FEns

  4. Fernanda Ens disse:

    Oi Olavo!
    Realmente ele é uma inspiração para todos nós. E está sempre nos surpreendendo.

    Bem-vindo aqui no blog e que nosso tênis cresca cada vez mais!

    FEns

  5. Sônia Maria de Oliveira disse:

    Nadal é completo. Grande homem, grande campeão. Exemplo a ser seguido.

  6. Luis Alberto Borges cora disse:

    Nadal e um exemplo como esportista e como pessoa ele e Airton Senna são pessoas são exemplos

  7. Rogerio disse:

    Ninguém está fazendo comparação, apenas dizendo que os dois são seres humanos maravilhosos.

  8. Roberto Plínio Colacioppo disse:

    O tennis é um esporte ótimo para todas as idades.
    Respeite seus companheiros e sempre será convidado para bater uma bolinha.
    Ah! Sempre treine um pouco no paredão 5′ direita, 5′ esquerda e 5′ saque!
    Nasci em 20.1.38 e comecei em 1978, pena que não foi antes. Um abraço
    Roberto Plínio Colacioppo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *