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Capacidade de ouvir e liderança

Capacidade de ouvir e liderança

25 de abril de 2022 Fernanda Ens 0
ouvir e liderança

Neste conteúdo quero abordar duas temáticas essenciais no meu dia a dia enquanto gestora e líder: a capacidade de ouvir e a própria liderança. Durante minha trajetória, compreendi que a comunicação é um dos principais aspectos para ser um líder de excelência. Dessa forma, é possível promover diálogos e trocas que fazem toda diferença para o seu negócio e desenvolvimento profissional.

Saber iniciar uma conversa, vender suas ideias e expressar o seu propósito são muito importantes. Mas, precisamos unir tudo isso com a chance de ouvir e apreciar os pensamentos, necessidades, sonhos e objetivos de outras pessoas. Então, elenquei alguns aprendizados para compartilhar contigo! Continua a leitura para conferir.

Diálogo é uma via de mão dupla: reconheça o outro

Quando você é empreendedor e/ou assume cargos de lideranças, lidera uma equipe, é intraempreendedor e tem um projeto próprio torna-se nítido a relevância de discursar bem em público e entender as melhores formas de se expressar. Entretanto, já aconteceu contigo a situação de assistir uma ótima apresentação e na hora da conversa com a plateia não aconteceu tão bem? Aí que entra a capacidade de ouvir e a liderança na prática.

Essa dificuldade em conduzir o diálogo acontece justamente pela falta de estímulo da habilidade de ouvir. Também, é importante destacar que você não precisa nascer com isso, pois creio que tudo é possível aprender e criar no cotidiano. Com essa compreensão, torna-se viável permanecer presente, atento e aberto às novas ideias, pensamentos e oportunidades.

Capacidade de ouvir e liderança na era digital

Estamos vivendo e passando muito tempo imersos no digital. Em diversos momentos, usamos o intervalo do almoço, os 15min de descanso e até mesmo antes de dormir para conferir as mídias sociais. Entretanto, se olharmos com atenção para esse comportamento, é possível identificar dois aspectos importantes: 1. ficamos em silêncio, sem dialogar e trocar com outras pessoas; 2. ignoramos o mundo ao nosso redor e nos concentramos somente na tela do celular ou notebook.

Com tantas informações e menor tempo de interação fica ainda mais difícil dar e receber atenção, não é? Aí que está a grande virada de chave! A escuta ativa é base da construção de bons relacionamentos e para você se conhecer ainda mais. Mas, você deve estar se perguntando o porquê e te conto: a empatia e a escuta andam de mãos dadas e isso demonstra que você se importa! Quem não gosta de ser reconhecido e entendido? Eu adoro e busco praticar isso sempre.

Afinal, o que é escuta ativa e como isso ajuda nos meus negócios?

Com o passar dos anos e, principalmente, com a Fernanda Ens Esportes de Raquetes aprendi que uma grande estratégia de sucesso é praticar a escuta ativa. Principalmente, porque alia o ouvir e a liderança. Com base na plena compreensão e na escuta para com o outro, o diálogo torna-se mais eficiente. Ademais, permite que o ouvinte absorva, de fato, o conteúdo da fala do interlocutor. 

Assim, você poderá identificar melhorias na sua gestão, no seu negócio, dúvidas, dores e coletar feedbacks positivos. Quantas ideias surgem de uma boa conversa? Inúmeras! Já estruturei cursos e programas para os meus negócios a partir de trocas que tive com os meus alunos e meu time, entendi seus problemas e busquei inovações e soluções para cada um. Dessa forma, acredito que saber ouvir cria cenários para que o líder aprenda mais e, como consequência, se desenvolva mais, vá para novos desafios e se proponha à mudança. Faz sentido para ti?

Dicas para ouvir mais

Então, para te ajudar a colocar isso em prática, separei algumas dicas simples e muito importantes para trabalhar a sua capacidade de ouvir e a liderança. Confira abaixo!

  1. Mente aberta: enquanto líder, você precisa estar disposto a ouvir e acolher críticas, novas ideias e abordagens diferentes da sua. Isso é ser flexível! Às vezes precisamos sair da nossa bolha de ideais, estilo de vida e valores para identificar oportunidades e melhorias. Você não precisa pensar igual àquela pessoa, mas respeitar e entender se há algo novo pelo seu caminho.
  2. Compromisso: o sentimento de pertencimento a uma equipe ou time não são construídos da noite para o dia. Você, enquanto líder, exerce papel fundamental nisso. Assim, a capacidade de ouvir demonstra o comprometimento com cada um dos seus colaboradores. 
  3. Não interrompa: quando alguém estiver falando, pensando sobre algo e expondo sua opinião, não interrompa! Além de ser um ato visto como grosseiro, pode retrair o outro. Permita que as pessoas se expressem de suas maneiras. Escute e acolha, mesmo que o pensamento não seja igual ao seu.
  4. E, claro, a escuta ativa: como mencionei anteriormente, pode ser usada como estratégia para captar oportunidades. Mas, também, aproveite essa habilidade para se concentrar em quem está falando. Perceba os ditos e não ditos, receba a fala com todos os seus sentidos, ouça com atenção e não fique somente pensando no que você quer responder. Aproveite o tempo com essa pessoa!

Gostou do conteúdo? Espero ter te ajudado a melhorar sua capacidade de ouvir e a liderança. Essa é uma das temáticas que adoro e busco aperfeiçoar sempre. Por isso, continue trilhando seu caminho e se permitindo! E se quiser continuar a leitura, que tal conferir mais sobre autoconhecimento, empreendedorismo e negócios? Tenho certeza que vai te ajudar! Até breve. 🙂

 

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