fbpx

Para Além da Quadra

Para Além da Quadra

25 de março de 2022 Esportes de raquetes 0
Para Além da Quadra1

Em janeiro de 2022 iniciei uma série de conteúdos no meu Instagram, que chamei de Para Além da Quadra. Nesses conteúdos abordei diversos aspectos trabalhados nas aulas de esportes de raquetes e que são sempre levados para outras esferas da vida: relacionamentos, autoconhecimento, profissão, emocional e tantas possibilidades. 

Então, no texto de hoje trago alguns desses ensinamentos e como você pode aplicar no seu cotidiano para viver o Estilo de Vida Esportivo (EVE) como filosofia de vida. Inclusive, se quiser saber mais sobre o EVE, recomendo duas leituras: 

1. Para quem ainda não conhece: clique aqui.

2. Em relação à contribuição para o seu emocional: confira.

Bom, agora vamos lá?

Direção da bola e caminhos da vida

Em uma partida de esportes de raquetes, o foco e a tomada de decisão rápidos são essenciais. Dessa forma, é possível se posicionar da melhor forma, regular intensidade dos golpes e, principalmente, saber direcionar a bola a seu favor.

Agora me conta: não parece com alguns momentos da sua vida? Se você refletir sobre acontecimentos do seu dia a dia, desde de pequenos instantes até grandes marcos, foi necessário se posicionar, definir o que é essencial na sua jornada, seus objetivos, seu propósito. Tudo isso é direcionamento, está vendo que demais?

A direção que você segue e escolhe para sua vida é aquela que faz mais sentido. Pode ser nesse momento, em um cenário de necessidade ou para construir e conquistar os seus sonhos. Porém, em qualquer uma dessas opções a direção foi tomada! Então, para qual direção você vai bater a bola? Em qual direção a sua vida está sendo construída? Pense sobre essas questões para encontrar o seu caminho dentro e para além da quadra.

Consistência nas partidas e para além da quadra

Ao fazer uma busca rápida no Google, encontrei consistência como sinônimo de coerência, firmeza e resistência. Além disso, vejo cada vez mais essa palavra associada ao sucesso. Agora, você pode estar se perguntando o porquê dessa relação. 

Quando falo em consistência, me desperta algo muito importante: manter valores, hábitos e atitudes pertinentes comigo, com meus negócios, meu estilo de vida e o que quero para o meu futuro. Logo, é fazer algo com propósito.

Nos esportes de raquetes, ensino o aluno a bater na bola da melhor forma para chegar ao maior nível de excelência possível nos golpes. Por isso, ter consistência no nosso cotidiano faz toda diferença para alcançar nossas metas e cumprir as atividades.

Para cada pensamento e atitude, diferentes efeitos e consequências

Nas quadras, sempre falo aos alunos e ao meu time que é possível bater na bola em diferentes momentos, com intensidade distinta e, a partir disso, gerar efeitos variados. Com isso você percebe consequências igualmente plurais. 

E isso pode ser aplicado na vida de cada um: quais efeitos você busca ter em cada atitude sua? Se você assumir um posicionamento, uma filosofia de vida, um ideal e expor sua opinião de determinada maneira, terá um resultado diferente. Por sua vez, se usarmos força em um momento inoportuno, dentro da partida de tênis e para além da quadra, pode dar certo ou muito errado! Concorda?

O pensamento que temos gera uma emoção que resulta em uma atitude. E, conectando com o meu bom papo de louco e associações com os ensinamentos do Estilo de Vida Esportivo e dos esportes de raquetes, a forma como eu bato na bola gera um efeito do outro lado. Por sua vez, isso me trará novas questões, resoluções e conflitos. Igualmente, resultará e despertará algo no outro. Já tinha pensado nisso? Então, vamos continuar!

Uma breve reflexão sobre profundidade

Chegou o momento de falar sobre profundidade, ou seja, as diferentes profundidades que o aluno pode levar uma bola: pode ser curta, média ou longa. Entretanto, já escutei que isso está relacionado somente com levar a bola para o fundo da quadra. E te digo: é um grande equívoco simplificar dessa forma!

Para além da quadra, há dias que somos mais rasos nas atividades e assuntos, já em outros somos mais profundos e buscamos ir além do básico: buscar novos conhecimentos, descobrir algo novo, estudar, ler, refletir, debater. A questão principal é sobre o quanto você está disposto a imergir em determinada temática, relação, empresa, empreendimento e tantos outros aspectos. Por isso, quando surgir essa dúvida, pergunte-se: com qual propriedade quero falar sobre isso? Esse assunto realmente me interessa? 

Em outra análise, isso nos leva a refletir sobre as profundidades das nossas ações e das tomadas de decisões. A partir disso, é normal se questionar sobre o significado das coisas em sua vida. Assim como nas quadras, nos conectamos com emoções e com o que nos faz sentido. Dessa forma, descobrimos sobre nós mesmos e ampliamos os horizontes que realmente queremos.

Potência e como você está impulsionando a sua vida?

Por fim, mas não menos importante: bora falar de potência? Acredito que a primeira ideia que passou na sua cabeça está relacionada com força, movimento e intensidade. E você não está errado! Potência é uma das formas de gerar velocidade e impulsão na bola.

Todavia, não é somente isso. A associação que quero propor diante disso é a seguinte: como você está impulsionando a sua vida? Já se perguntou se onde você está colocando energia e determinação é o lugar certo. Ademais, é o momento ideal para dar aquela acelerada?

Sempre afirmo que o tempo certo é o seu tempo. Você pode e deve acelerar e desacelerar quando e onde quiser (e puder). Mas, se tudo está de acordo com o seu objetivo e estilo de vida, siga em frente e coloque a maior potência que conseguir! Afinal, essa palavra também desperta poder, força, vigor e importância. Então, use isso a seu favor.

Posso ficar horas falando sobre essas associações para além da quadra, pois acredito e coloco em prática cada uma delas. Tanto na minha vida quanto nas pessoas que estão ao meu redor e que me permitem gerar essa contribuição. Mas, deixo esses questionamentos hoje para você. Te convido a comentar sobre os pontos abordados no texto e se quiser uma continuação do conteúdo também vou adorar saber! Até a próxima, pessoal. 🙂

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.