fbpx

Como aprimorar seu emocional a partir do Estilo de Vida Esportivo

Como aprimorar seu emocional a partir do Estilo de Vida Esportivo

24 de janeiro de 2022 Fernanda Ens 0

Você já sentiu aquela sensação de imensa felicidade depois de uma longa caminhada? De conseguir cumprir todo o treino que há dois meses era quase impossível? Ou a extrema satisfação em acertar aquele golpe do tênis que você nunca conseguia? Essa sensação de bem-estar enche o dia (ou até mesmo a semana) de ânimo e energia, além de aprimorar o emocional. Se isso acontece contigo também, te convido a continuar a leitura, pois dessa vez vou falar sobre o desenvolvimento do emocional aliado com o Estilo de Vida Esportivo!

Papo de louco que nada!

Há diversos estudos e casos que comprovam os fatores comportamentais que influenciam e são influenciados pela prática e continuidade aos esportes ou atividades físicas somados aos cuidados com a saúde mental. E o Estilo de Vida Esportivo está diretamente conectado com isso: envolve corpo, mente, autoconhecimento e inteligência emocional. Já abordei essas questões diversas vezes por aqui, pois acredito que Estilo de Vida Esportivo é uma filosofia e forma de ver o mundo. Mas, se você ainda não compreende as inúmeras possibilidades e benefícios do lifestyle esportivo, clique aqui e retome a leitura a partir daqui posteriormente. 

Conferiu o conteúdo? Então, vamos continuar! Dentre os benefícios desse estilo de vida, irei falar especialmente sobre aprimorar o emocional. Essencialmente, porque acredito que essa atividade terapêutica tem a capacidade de trabalhar sua inteligência emocional. Em 1995, Goleman iniciou os estudos aprofundados sobre os outros aspectos que envolvem a inteligência para além das questões cognitivas, como a memória e a capacidade de resolver problemas. Assim, ao compreender as potencialidades que os esportes te permitem, você pode entender melhor a si mesmo, suas relações e propósitos. Ou seja, os ensinamentos em quadra podem (e devem) ser levados para todos os âmbitos da sua vida.

Como aprimorar seu emocional a partir do Estilo de Vida Esportivo

Potencialize sua visão dos esportes para aprimorar o emocional

Em meu Instagram, lancei uma série de conteúdos chamada Para Além Da Quadra: clique aqui para ver o primeiro vídeo. Na qual, correlaciono o que é ensinado em quadra com ênfase nos esportes de raquetes ampliado para questões pessoais e profissionais. Bacana, não é? Na Escola de Esportes de Raquetes trabalhamos conteúdos muito importantes que os alunos vão aprender em quadra e levar para fora dela também. Por isso, busco orientar constantemente meu Time em relação a isso. Por exemplo, o conceito de direção da bola: como o aluno pode aplicar isso no seu cotidiano?

Trata-se de vislumbrar o todo! Não é somente em relação à direção da bola, mas quais rumos e caminhos você deseja percorrer? E assim, quais deles são pertinentes e fazem sentido para construir aquilo que almeja? Isto é, todos os aprendizados e descobertas sobre si mesmo que são estimulados nos esportes são colocados em prática todos os dias. Às vezes, você sequer nota esses movimentos! Continue a leitura para saber mais.

A magia acontece aqui dentro

O ponto de virada de chave é assimilar a união do mental e físico dos esportes. Posto isso, captamos o aumento do desempenho dentro e fora da quadra, visando atingir patamares mais elevados na performance da sua vida como um todo. Através das atividades e das aulas, os alunos fortalecem suas habilidades interpessoais e relacionais. A característica social torna-se muito forte, visto que o ambiente acolhedor propicia criar laços com os colegas, professores e funcionários.

Além disso, ao ativar os neurotransmissores responsáveis pelos hormônios do bem, como a endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina, é possível melhorar o bem estar, o bom humor e diminuir o estresse. Dessa maneira, cada aluno pode constatar formas de distinguir seus estados emocionais, como lidar com cada um e amenizar e gerir as emoções no cotidiano para manter o foco. Por exemplo, o que te levou ao estresse? Como é viável lidar com isso para não interferir nas demais demandas do dia?

Por fim, mas não menos importante: pergunte-se quais os benefícios dos esportes de raquetes você quer desenvolver para a sua vida? Se aprimorar o emocional é um desses, bora colocar em prática? Me conta nos comentários e continue acompanhando meus conteúdos, pois vem muita coisa boa por aí! Até logo 😉

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.