fbpx

Roland Garros e Wimbledon 2023: saiba tudo sobre os grandes campeonatos deste ano

Roland Garros e Wimbledon 2023: saiba tudo sobre os grandes campeonatos deste ano

28 de julho de 2023 Esportes de raquetes 0
Roland Garros e Wimbledon 2023

Dois dos principais campeonatos de Tênis já aconteceram neste ano: Roland Garros e Wimbledon 2023. Para os entusiastas do Tênis, é impossível não acompanhar e se emocionar com as surpresas que os campeonatos trazem ano a ano. 

Com a finalidade de trazer os principais destaques de Roland Garros e Wimbledon 2023, esse conteúdo resume os acontecimentos das últimas edições. Siga a leitura e saiba mais!

O que são os campeonatos Roland Garros e Wimbledon 2023 e a importância deles para o Tênis

Roland Garros e Wimbledon são competições muito importantes para os tenistas, tornando-as extremamente competitivas. Os torneios de Roland Garros e Wimbledon 2023 aconteceram entre maio e julho, e levaram alguns brasileiros às quadras.

Roland Garros, que também é chamado de Internationaux de France, French Open ou Aberto da França, está entre um dos 4 maiores campeonatos de Tênis do mundo.

Isto é, em importância, ele está junto com torneios como o Australian Open, Wimbledon e US Open. Estes quatro compõem o que chamamos de Grand Slam de Tênis, ou seja, os campeonatos mais importantes para os atletas do Tênis.

As categorias disputadas no Roland Garros 2023 incluem individuais masculinos e femininos, duplas masculinas, duplas femininas e duplas mistas (masculinos e femininos), além de juvenil e cadeirante.

Wimbledon já possui um século e meio de história, tornando-se um evento imperdível aos entusiastas do Tênis. De acordo com sua tradição, ele é disputado na grama, tornando-se o campeonato mais tradicional do circuito.

Nas categorias disputadas em Wimbledon, estão: individuais masculinos e femininos, duplas masculinas, duplas femininas e duplas mistas (masculinas e femininas). 

Roland Garros 2023

O campeonato Roland Garros 2023 aconteceu durante os dias 22 de maio a 11 de junho, e teve diversos momentos que merecem destaque. Certamente, um evento que marcou a história de atletas brasileiros.

Inesperadamente, Bia Haddad, paulista de 27 anos, colocou o Brasil no Top 10 após 21 anos. O feito tinha sido alcançado pela última vez com Gustavo Kuerten, em 2002. Além disso, a brasileira superou Sara Sorribes Tormo no jogo mais longo do ano no circuito feminino. O jogo teve duração de 3 horas e 51 minutos.

Na categoria masculina, os brasileiros Thiago Wild e Thiago Monteiro também fizeram história. Wild foi até a terceira rodada, e Monteiro na primeira. Entretanto, Wild tornou-se o primeiro brasileiro a vencer um top 2 em um Grand Slam desde que Guga venceu Roger Federer em Roland Garros, em 2004. 

Na categoria de duplas mistas também tivemos alguns marcos. A dupla Luisa Stefani e Rafael Matos foram até as quartas de final, com muita garra.

Saindo dos atletas brasileiros, é impossível não mencionar Novak Djokovic, que conquistou o título de maior vencedor de Grand Slams da história do Tênis masculino. Além de ser o mais velho dos atletas que alcançaram esse marco. 

Inesperadamente, seu adversário Rafael Nadal não participou do campeonato por conta de uma lesão. Ambos possuem 23 e 22 títulos.

Não só Novak merece uma menção, afinal, Iga Swiatek destacou-se nesta edição. Iga é polonesa, lidera o ranking WTA e venceu com agilidade a maioria das disputas enfrentadas. Dessa forma, o destaque fica para as partidas entre Iga e Bia Haddad e Karolina Muchová, que demoraram mais de duas horas para serem superadas pela polonesa.

Wimbledon 2023

Na história de Wimbledon, os brasileiros recordam os títulos de Maria Esther Bueno (11 títulos em diferentes categorias), e de Marcelo Melo (2 títulos). Assim sendo, sempre há grandes expectativas.

O Brasil levou seis atletas da categoria simples no torneio, três em cada modalidade. Já na categoria de duplas, o país levou 5 atletas.

No campeonato mais tradicional do Grand Slam, Bia Haddad sofreu uma lesão e precisou parar nas oitavas de final, em uma partida contra Rybakina. Logo, ela precisou abandonar o jogo quando perdia por 4-1, no primeiro set.

Além disso, Thiago Monteiro, que também esteve em Roland Garros, foi eliminado na primeira rodada. Muitas perdas para o Tênis brasileiro, entretanto, os campeonatos continuam e estaremos torcendo pelos nossos atletas em quadra!

O evento foi marcado por chuvas fortes que atrapalharam as partidas, além de manifestantes que colocaram objetos em uma das quadras. Fora os imprevistos, partidas incríveis aconteceram no torneio.

E você, acompanhou os campeonatos?

Também estamos no Instagram (:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *