Beach Tennis: por que esse estilo cresce tanto no Brasil?

8 de fevereiro de 2021 Esportes de raquetes 0
Beach-Tennis-2

Você conhece ou já praticou o beach tennis? Esse estilo transmite muita alegria e movimento, além de ser super energizante em vista do ambiente: pés na área e raquete para o alto. Ou seja, aquele clima de verão, calor e diversão. Por isso, ouso afirmar que só de ver uma imagem ou relato de jogadores já desperta a vontade de vir para quadra!

A mistura de vôlei de praia, tênis e badminton conquistou as praias, clubes e parques aqui do Brasil: mas você já se perguntou o por quê? Tenho diversos motivos para te explicar essa paixão por beach tennis: descontração, socialização, felicidade, preparo físico e muito dinamismo. Então, continue a leitura e vamos descobrir mais!

Glossário sobre o Beach Tennis

O beach tennis surgiu na Itália, mais precisamente na década de 1980. Porém, só chegou ao Brasil em 2008 no Rio de Janeiro e ganhou admiradores em todos os estados. Atualmente, podemos encontrar aulas em diversas cidades do país. Por exemplo, o time Fernanda Ens oferece o estilo beach tennis em Porto Alegre. Logo, estruturamos as aulas para grupos de até quatro alunos por turma com o Método Fernanda Ens aplicado ao Esporte. Na maior parte dos jogos, o beach tennis é jogado em duplas (duas pessoas em cada lado da quadra), por esse motivo é que trazemos aulas em grupos para proporcionar a verdadeira experiência em quadra. Assim, para marcar o ponto, a bola deverá tocar a areia na quadra do adversário ou através do erro do seu oponente, com a bola fora ou ficando na rede (sem passar para o outro lado da quadra). Em relação à rede, a altura utilizada é de 1,70m e a partida se divide em até 3 sets com 6 games cada um. 

Entretanto, não se preocupe: se você ficou interessado em praticar esse estilo e não tem afinidade ou nunca praticou nenhum esporte, estamos prontos para te receber e iniciar o seu desenvolvimento e aprimoramento em quadra. Afinal, o lifestyle esportivo visa cuidar, ensinar e transformar vidas. Portanto, se o seu objetivo é movimentar o corpo e adquirir hábitos saudáveis, siga a leitura!

Movimenta o corpo inteiro

Um dos grandes benefícios do beach tennis está relacionado à movimentação do corpo todo e alto gasto de calorias. Assim, durante a aula, trabalhamos o tônus corporal, os membros inferiores, o membros superiores, melhorando o condicionamento físico e o aeróbico. Por meio de exercícios simultâneos, nenhum músculo ou ponto do organismo fica de fora. Dessa forma, transforma o corpo, aprimora os reflexos e pensamentos rápidos. Além de contribuir para respiração e capacidade de tomada de decisão, pois visa promover o sistema interligado e funcionando em conjunto: a mente e o corpo.

Mas, não acaba por aqui: o beach tennis queima centenas de calorias, sendo, em média, 600 por hora. Portanto, ocorre o fortalecimento das pernas, visto que o esforço para correr na areia é bem maior. No que diz respeito aos braços e abdômen, a prática tonifica essas áreas devido ao desafio e evolução do fôlego e das articulações. Posto isso, fica evidente as possíveis melhorias em relação ao físico, motor e mental dos alunos.

Esses resultados são oriundos dos treinos e repetições que possuem muita adrenalina e diversão. Assim sendo, sua percepção e memória corporal são potencializadas, bem como a análise e resposta aos movimentos e situação à sua volta. Isso ocorre justamente em vista do desafio de intensificar a sua performance e surpreender os seus adversários para ganhar a partida e superar seus desafios.

E não posso deixar de falar sobre motivação

Como já mencionei, o beach tennis possui diversos benefícios e a socialização e diversão fazem parte desse conjunto. A maneira como é praticado, o dinamismo e o jogo em conjunto gera a necessidade de diálogo e compreensão com o outro: seja com a sua dupla, como na leitura dos seus adversários. E como sempre falo, os esportes despertam o sentimento de comunidade. Ou seja, criamos laços e vínculos com os alunos e colegas de aula, compartilhando desafios, apoio e amizades dentro e fora da quadra. 

Por sua vez, o nosso time contribui com dicas, análise, indicações e acompanhamentos constantes para o aprimoramento dessas características, estimulando cada aluno na busca pelo seu melhor dentro e fora das aulas. Logo, a motivação vem como fator resultante dessas relações. Afinal, é sempre melhor treinar em um ambiente de boas energias e com parceiros e professores que possuímos afinidades.

Agora, quero saber de você: gostou do conteúdo de hoje? Aprendeu um pouco mais sobre o beach tennis? Qualquer dúvida ou se tiver interesse de ser nosso aluno, basta entrar em contato ou enviar um direct no meu Instagram. Também, indico a leitura do meu conteúdo sobre cardio tênis: estilo super inovador e dinâmico. Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *