fbpx

Tênis infantil: método Fernanda Ens

Tênis infantil: método Fernanda Ens

17 de dezembro de 2020 Fernanda Ens 0

O conteúdo de hoje é super importante e significativo para mim, pois aborda a maneira como desenvolvemos o aprendizado e aprimoramento das turmas infantil nos esportes de raquetes. Além disso, foi desenvolvido em conjunto com a prof. Mari Maggi, nossa professora oficial de crianças. O time Fernanda Ens atende alunos a partir dos 3 anos no tênis infantil com aulas lúdicas e divertidas, estimulando a criatividade e imaginação da criança. 

Antes de tudo, vale ressaltar que não consideramos as crianças como mini adultos, mas seres que têm suas características e necessidades. Dessa forma, nosso objetivo é tornar o tênis como esporte para vida dos pequenos e não apenas um compromisso. Assim, buscamos desenvolver o indivíduo no sentido global: aulas com foco na técnica, tática, mental, desenvolvimento físico e social. E para além disso, o método de ensino que adotamos estimula a compreensão lógica do esporte, o que envolve saber jogar desde a primeira aula e não só depois que as habilidades técnicas que são ensinadas.

Pilares Fernanda Ens no tênis infantil

No tênis de campo, os aspectos táticos, técnicos, físico e mental são importantes ao desempenho esportivo e podem determinar o resultado de uma partida. A partir disso, entende-se que não basta ensinar o esporte restrito às suas características motoras. Dessa forma, é necessária uma prática ampla capaz de desenvolver o indivíduo como um todo, envolvendo assim questões cognitivas, afetivo-sociais e motoras. Nessa perspectiva, o trabalho desenvolvido com as crianças na Fernanda Ens Esportes de Raquetes é feito de forma ampla, buscando entender as necessidades e capacidades de cada aluno. Assim, buscamos promover um aprendizado que se torne mais significativo.

Como já mencionamos, em nossas aulas as crianças não são consideradas mini adultos. Compreendemos que cada aluno possui suas singularidades e expectativas a serem sanadas. Sendo assim, abordamos o tênis infantil de forma lúdica e divertida, desenvolvendo na criança a criatividade e imaginação. Além disso, utilizamos materiais adequados para que esse processo de iniciação ao esporte seja possível e prazeroso, ainda mais quando pensamos nos esportes de raquetes que são considerados complexos. 

Dentre os materiais que utilizamos, temos raquetes menores e mais leves adequadas ao tamanho da criança e quadras reduzidas e adaptadas para que o jogo faça parte da realidade desse aprendizado desde o início. Somado a isso, utilizamos bolas e balões diferentes para cada etapa de ensino: passamos pelos níveis com bola roxa, bola vermelha, bola laranja, bola verde e bola amarela os alunos se desenvolvem de acordo com suas habilidades e capacidades, através das práticas e valores desenvolvidos em quadra. Para facilitar a sua compreensão, inseri abaixo o infográfico!

tenis-infantil

Um esporte para vida

Oferecemos aulas para grupos reduzidos de crianças, pois além de aprender sobre a modalidade, também é um espaço de convivência e socialização. E são os momentos do tênis infantil que mais proporcionam integração com outros jogadores, provocando os alunos a aprender e lidar com os companheiros e adversários. A partir disso, buscando a melhor maneira de solucionar as adversidades que fomentam lições, que podem ser transferidos para outros momentos da vida da criança. 

Ademais, jogar com os amigos é muito mais divertido! Essa vantagem faz com que as aulas de tênis, além de serem um momento de aprendizado, sejam um ambiente de alegria. Ou seja, o tênis se torna um esporte que será levado para vida das crianças e não apenas um compromisso da rotina.

Desenvolvimento de aspectos da inteligência e criatividade no tênis infantil

Na iniciação esportiva, o jogo se destaca por desenvolver aspectos que envolvem aspectos da inteligência e a criatividade para encontrar soluções eficientes em diversas situações de imprevisibilidade. Uma vez que essas situações não são estimuladas em exercícios analíticos, ou seja, naqueles em que os movimentos são fragmentados e centrados exclusivamente na técnica. Ademais, desenvolvemos a técnica contextualizada com o jogo, pois visamos que o aprendizado seja facilmente transferido pelo aluno em suas partidas. 

Por exemplo, após o aluno compreender o que deve ser feito no jogo, ele próprio vai almejar uma técnica que ajude a rebater bolas mais altas e fundas para se defender de adversários que estão atacando suas bolas. Nesse momento criamos situações e exercícios para que ele aprenda a técnica do top spin para os golpes de fundo.

A importância da adaptação das aulas

Infelizmente, ainda é comum encontrarmos professores que ensinam o tênis infantil sem adaptações, pois enxergam as crianças como se fossem adultos. Assim, abordam os exercícios apenas para corrigir golpes e sem momentos para desfrutar do jogo. Isso acontece, pois acreditam que as crianças ainda não possuem habilidades suficientes para a disputa. Contudo, diferentemente dessa realidade, em nossas aulas com atividades lúdicas fazemos a criança compreender o esporte e as alternativas do jogo acontecem desde a primeira experiência em quadra.

Um exemplo disso é o “mini tênis” que corresponde à adaptação do jogo de tênis formal para os iniciantes jogarem. Através disso, facilitamos o processo de modificação do jogo para torná-lo “possível” aos diferentes níveis de habilidade. Com quadras reduzidas, bolas mais lentas, materiais adaptados para o tamanho da criança, ela brinca e aprende de maneira divertida e inteligente. 

Gostou do conteúdo de hoje? Te convido a continuar a leitura com o meu texto sobre os benefícios dos esportes na infância. Também, para me acompanhar no meu Instagram! E claro, estamos super disponíveis para te contar mais sobre as aulas de tênis infantil e trazer o seu pequeno para quadra. Um grande abraço e até a próxima, Fernanda Ens.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *