Tipos de saque nos esportes de raquetes
Entender os tipos de saque nos esportes de raquetes é fundamental, isso porque ele pode influenciar o resultado de um jogo. O saque coloca a bola em quadra, ou seja, o tipo de saque utilizado determina como será iniciada a partida.
Dessa forma, os atletas gostam de apostar em diferentes tipos de saque para ganhar vantagem, surpreendendo o adversário. Assim, o tipo de saque pode deixar mais difícil para o adversário rebater a bola, assim, o atleta consegue se preparar melhor para o próximo movimento.
Os fundamentos dos esportes de raquetes são essenciais para os jogadores, portanto, entender os tipos de saque é importante para os amantes dos esportes. O texto de hoje explica sobre os tipos de saque nos esportes de raquetes: Tênis e Beach Tennis, confira!
Tipos de saque no Tênis
Como dito anteriormente, o saque é uma das principais jogadas de uma partida. Inclusive, uma pesquisa comprovou que 64,9% dos atletas fazem os pontos quando estão sacando.
O Tênis possui modalidades com diferentes tipos de quadra, o que já é um fator para os atletas definirem os tipos de saque a serem utilizados em uma partida. Além disso, as condições climáticas também interferem na escolha de cada um. Conheça abaixo os três tipos de saque do Tênis.
Chapado
Saque chapado ou flat, é o tipo de saque que mantém a bola em uma trajetória mais reta e com alta velocidade. Dessa forma, a velocidade dificulta a resposta do adversário. Entretanto, é considerado um saque arriscado, porque a bola passa com pouca distância da rede.
Esse tipo de saque requer que a bola seja jogada o mais alto possível. Portanto, em partidas em que o vento não está favorável, deve-se tomar cuidado. Ele é indicado para quadras mais duras pois a bola, ao tocar o chão de saibro, perderá muita velocidade.
O saque chapado geralmente é feito pelos atletas no primeiro serviço, por ser mais arriscado do que os outros que veremos a seguir.
Slice
Dentro dos tipos de saque no Tênis, temos o chamado slice. É o saque em que a bola faz um efeito de dentro para fora da quadra. Ou seja, a bola ao chegar em um jogador destro, exige que ele se desloque para rebater e, consequentemente, perca sua posição.
Diferente do chapado, este tipo de saque é eficaz em qualquer tipo de quadra. Além disso, como a bola não precisa ser lançada muito alta, é considerado um bom tipo de saque para dias com vento mais forte, além de exigir fisicamente menos do atleta.
Enquanto o chapado é mais utilizado no primeiro serviço, o slice é bastante utilizado tanto no primeiro, quanto no segundo. Dessa forma, percebemos que esse tipo de saque é mais “comum” do que o primeiro.
Spin
Também conhecido como kick, o saque spin é muito utilizado no segundo serviço. Ele pode ser considerado o oposto do slice, pois nele, a bola quica alto. Já no anterior, não se espera isso.
Esse tipo de saque é mais indicado em quadras de saibro, e dificulta bastante a resposta do adversário. Isso porque a altura e aceleração da bola podem deixar a devolução bastante difícil para o adversário.
Nesse saque, a bola passa com maior distância sobre a rede, trazendo muita segurança e possibilitando abrir a quadra com ângulos incríveis. Por isso, ele exige bastante fisicamente do atleta, sendo um movimento complexo de ser executado.
Tipos de saque no Beach Tennis
Os tipos de saque no Tênis e Beach Tennis diferenciam-se, principalmente, pelo segundo ser jogado na areia, que exige técnicas mais distintas.
Outra distinção, é que se no Tênis o sacador errar o primeiro saque, ele tem direito a mais um. Entretanto, no Beach Tennis, se o atleta erra o saque, o ponto é do adversário.
Em suma, existem dois tipos de saque principais no Beach Tennis: saque por cima e saque por baixo. O tipo de saque chamado por cima, é feito jogando a bola para cima e a rebatendo, assim como no Tênis. Já no saque por baixo, coloca-se a bola na frente da raquete, jogando para frente.
Os tipos de saque no Beach Tennis irão variar diante do efeito escolhido pelo atleta. Esses efeitos são realizados mudando a angulação da raquete. Nesse sentido, você pode inserir o efeito, como o spin ou slice. Dito isso, o primeiro (spin), é o efeito da bola ficar bastante alta, e o segundo (slice), mais baixa.
Ou seja, podemos definir os tipos de saque no Beach Tennis como: com efeito e sem efeito.
Alguns exemplos são:
- Saque por cima: Rápido e direto, sem efeito, ideal para pegar o oponente de surpresa.
- Saque com efeito: Girando a bola, tornando-a imprevisível.
- Saque por baixo: Menos comum. Pode ser estratégico em certas situações.
- Saque com topspin: A bola faz uma curva descendente devido ao efeito aplicado.
- Saque com slice: A bola gira lateralmente, dificultando a recepção do adversário.
E você, já conhecia os tipos de saque nos esportes de raquetes? Ficou com vontade de treinar algum deles? Nossos conteúdos são feitos por e para os amantes de esportes de raquetes. Acompanhe-nos em nosso blog e Instagram!