Dúvidas frequentes sobre Beach Tennis
Já falei por aqui acerca das regras e pontos iniciais em relação ao Tênis e chegou a vez de falarmos sobre dúvidas frequentes sobre Beach Tennis! Esse estilo cresce no Brasil e tem conquistado cada vez mais adeptos por conta do seu caráter dinâmico, cheio de alto astral e por ser mais fácil de ser praticado. Por isso, vou te explicar as principais dúvidas sobre o Beach tanto para quem está pensando em iniciar no esporte quanto para quem já começou a se aventurar nas quadras. Vamos juntos?
A trajetória do Beach Tennis e regras iniciais
Segundo a Confederação Brasileira de Tênis, entidade que regula o Beach no Brasil, o esporte surgiu em meados de 1987 na província de Ravenna, território italiano. Mas, somente em 1996 começou a se profissionalizar e hoje mistura Tênis, Vôlei de praia e Badminton. E quando chegou no país? Isso ocorreu em 2008 no Rio de Janeiro e foi se espalhando rapidamente por cidades litorâneas. Ao ganhar popularidade, também se espalhou para cidades que não possuem praia. E conforme a International Tennis Federation, o Brasil é o segundo maior praticante desse esporte.
Vamos para algumas dúvidas frequentes sobre Beach Tennis? A primeira é em relação aos pontos que seguem a escala de 15, 30, 40 e game. Não há vantagem para os jogadores quando empatam 40 a 40, como acontece no Tênis, pois quem fizer o próximo ponto vencerá o game. O jogo pode ser de simples ou de duplas (que é mais comum) e deve ser jogado em melhor de 3 sets, ou seja, a dupla ou o jogador de simples deverá ganhar 2 sets para fechar o jogo. Vou te explicar melhor: cada set deve ser jogado até 6 games, com 2 games de diferença. Nesse caso, se o jogo chegar até 6 games a 6, disputa-se um tie-break até 7 pontos. Se a partida empatar 1 set a 1, disputa-se um match tie-break até 10 pontos para desempatar o jogo, também com a diferença de 2 pontos para haver um vencedor. É bem simples!
Mais algumas normas básicas
Já a quadra de Beach, além de ser toda feita de areia, é retangular, tem 16m de comprimento e a largura varia de acordo com o jogo de simples (5m) ou de duplas (8m). Novamente, diferente do Tênis, a rede não encosta no chão, fica cerca de 1,70m distante do solo e completamente reta. Além disso, deve ser feita com uma malha específica para que a bolinha não passe por ela, por isso não é indicado utilizar a rede do Vôlei de praia.
Quer saber mais dúvidas frequentes sobre Beach Tennis? É só continuar a leitura! Vamos lá: a bolinha do Beach também é diferente, pois apesar de ser feita do mesmo material da do Tênis, possui outro tipo de pressão. Ou seja, é 50% despressurizada. Ademais, a bolinha tem cores diferentes: para favorecer a visibilidade em dias de maior claridade, ela é metade laranja e metade amarela. E não podemos esquecer da raquete, pois ela apresenta furinhos que tem o objetivo de reduzir a resistência do ar, o que ajuda a regular a potência da bola, contudo facilita na hora do toque.
Dúvidas frequentes sobre Beach Tennis: diferenças do saque
No Beach Tennis o jogador pode escolher em qual posição da linha de base (linha de fundo) quer sacar e qual será a direção da bola para a quadra adversária. Contudo, não pode pisar na linha. Além disso, é possível escolher se quer sacar por cima (mais frequente) ou por baixo, com a exceção dos jogos de duplas mistas, onde o homem deve deve sacar por baixo. Assim, o jogador deve sacar até o final do game e logo após o jogador adversário deverá sacar o próximo game, de forma rotativa. Ou seja, troca-se o jogador a cada game.
Também, não há falta no saque do Beach. Logo, se o sacador errar, é ponto do adversário. E não existe let no jogo no momento do saque: caso a bola toque na rede e passe para o outro lado, a partida continua normalmente. Por fim, é importante relembrar que na devolução a bola não deve tocar no chão. Como você pode perceber, é um estilo bem diferente do Tênis, apesar de ter algumas similaridades. Portanto, requer outras habilidades e regras.
E aí, gostou de saber mais das dúvidas frequentes sobre o Beach Tennis? Realmente é um esporte muito divertido, praticado ao ar livre (em áreas cobertas ou não) e com o pé na areia: tudo de bom, né? Para conhecer todos os benefícios desse estilo, temos um conteúdo especial aqui. E tem mais: na Fernanda Ens Esportes de Raquetes, criamos o Cardio Beach: são atividades de alta intensidade e preparo físico: está preparado(a)? Nos vemos em quadra!
beach tennis dúvidas Beach Tennis esportes de raquetes fernanda ens regras Beach Tennis
5 comentários
Bom dia aqui em Sao Sepe Rs na Sociedade Esportiva e Recreatuva Iguacu S.E.R.I estamos construindo uma quadra ds Beach Tennis a primeira da cidade quero agradecer pelas valiosas dicas de vcs.Obrigado e granda abr
Olá, Edison! Que alegria ler isso, adoramos contribuir com a propagação dos esportes de raquetes. Conte sempre conosco, abraços!
Estou na expectativa de começar a praticar beach tênis, mas a informação que gostaria mais de saber é a respeito das normas que regulamentam a abertura comercial desta prática. Inclusive os horários de funcionamento durante a semana e no final de semana.
Sou de São Paulo capital.
Olá, José! Tudo bem? O Beach Tennis cresce bastante no Brasil e para saber mais informações, pode entrar em contato conosco pela página fernandaens.com.br/contato/
Tenho um dúvida : quando recebo uma bola do sacador e vem boa para smash, eu posso fazer ou não posso, mesmo atrás da linha dos três metros? Ou seja interceptar com um smash já na primeira bola.?!