fbpx

Esportes sênior: saúde e qualidade de vida

Esportes sênior: saúde e qualidade de vida

23 de abril de 2021 Esportes de raquetes 2
esportes-sênior1

Se você me acompanha nas mídias sociais, já deve ter percebido que o meu time tem muitos alunos na terceira idade. Em vista da valorização da saúde e qualidade de vida, elaborei uma metodologia para atender os esportes sênior com excelência e levar bem-estar para todas as pessoas, independente da sua faixa etária.

Em vista do aumento da expectativa de vida, bem como da consciência do estilo de vida saudável e seus benefícios, estou vendo cada vez mais o público sênior nas aulas de esportes de raquetes. Por isso, no conteúdo de hoje abordo a importância e os benefícios da atividade física na terceira idade: para além de problemas de saúde, movimentação e socialização. Então, segue a leitura!

Energia e disposição

A atividade física promove a homeostase no corpo. Ou seja, a estabilidade necessária ao organismo para realizar suas funções de forma adequada e, a partir disso, equilibrar o corpo. Ademais, diminui o estresse e a ansiedade ao longo do dia para controlar emoções, respostas rápidas, tomadas de decisões e desenvoltura de habilidades.

Portanto, com a movimentação durante o dia, outro benefício é atuar como facilitador do sono. Como resultado do cansaço e esforço muscular, no fim do dia o corpo pede relaxamento e repouso. Assim, dormir bem torna-se essencial e o sono ocorre de maneira natural. Agora quero saber: só esses motivos já são ótimos para entender a importância dos esportes sênior, não é mesmo? Porém, não para por aí! Vem comigo e te conto mais!

Convívio social e momentos de descontração

Sempre defendo que o ambiente das quadras é único para promoção da sociabilidade e momentos de construção de amizades e aprendizados em grupo. Logo, ao público sênior não seria diferente: o convívio e interação com os outros alunos e professores são importantes na socialização, apresentando potenciais melhorias na qualidade de vida.

Dessa forma, as aulas em grupo ou em dupla são bastante procuradas, não somente pelo simples fato de o jogador cobrir uma parte menor da quadra. Mas, em vista das alternativas de jogos que facilitam a descontração, diálogos e vínculos entre os jogadores. Em outra perspectiva, proporciona independência e autonomia, a fim de reforçar a autoestima e o bem-estar. E, por falar nisso, que tal falarmos sobre qualidade de vida?

Esportes sênior ajudam na qualidade de vida

Ao pensarmos no sistema respiratório e no cardiovascular, o exercício físico recorrente tem potencial de desacelerar o declínio na função pulmonar associada ao envelhecimento. Também, sendo indicado para melhora na capacidade aeróbica, na força muscular e na flexibilidade, assim auxiliando no alívio do estresse e aumento da disposição.

Por sua vez, os esportes de raquetes são exercícios de impacto e força muscular. Então, caso o aluno consiga desenvolver esse tipo de atividade, o ganho é essencial para manutenção da saúde óssea, evitar a perda de massa devido à inatividade e, a partir disso, redução da probabilidade de adquirir osteoporose e sarcopenia (perda de massa óssea e muscular). Ainda, há melhora nos fatores de risco como diabetes, obesidade, hipertensão e alívio nas dores crônicas.

Assim, esses benefícios são visíveis nos alunos e fico muito feliz em levar o estilo esportivo e saudável a cada uma dessas pessoas. Aliás, tenho certeza que depois do conteúdo de hoje sobre esportes sênior você ficou interessado nas aulas do meu time, certo? Pode entrar em contato comigo para saber mais e se ficou com alguma dúvida, estou à disposição no meu Instagram. Até a próxima!

 

2 comentários

  1. Husky Jr. disse:

    Top, encontrei sem querer esse blog e esse artigo aqui,
    gostei muito do que lí aqui… Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *